Antonia Sales destaca Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico Amazônia Ocidental

Em discurso na sessão desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Antonia Sales (MDB) destacou sua participação no encontro que aconteceu na última segunda-feira (10), que reuniu representantes da região norte e de países fronteiriços na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

A agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico Amazônia Ocidental, objetivou na prática promover discussões sobre a possibilidade de melhorias e construções de estradas que liguem o Brasil aos portos do Peru no Oceano Pacífico, detalhando a importância do Porto de Chancay.

A parlamentar destacou a importância do encontro, mas lamentou a ausência do governador regional do Estado de Ucayali, Manuel Gambini Rupay no evento. Segundo ela, um dos principais personagens do debate.

“A ausência do governador de Ucayali foi algo que me chamou muita atenção, ele não foi convidado para participar do encontro. Eu peço aqui que no próximo evento ele seja convidado porque já que nós queremos interligar através de Pucallpa para o oceano pacifico as autoridades do estado vizinho precisam estar presentes nas reuniões. Ucayali por exemplo, eles também estão se preparando para essa interligação”, disse.

A emedebista explicou ainda como a agenda pode contribuir positivamente com o avanço da economia na nossa região. “Nós só temos a ganhar com essa interligação. Nós já tivemos voos de Cruzeiro do Sul a Pucallpa, mas, foram suspensos. Estamos também trabalhando para que os mesmos retornem. Quanto ao corredor interoceânico estou vendo mais gente abraçando esse projeto, que vai atrair relações comerciais, culturais, artísticas, turismo, intercâmbio estudantil, experiências tecnologias e trocas de serviços e da produção agrícola”, frisou Sales.

Antonia Sales retornou à tribuna para se solidarizar com os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e a deputada Michelle Melo (PDT), líder do governo na Aleac. Os parlamentares teriam sido desacatados por um secretário de governo.

“Me solidarizo com os parlamentares que foram ofendidos nesta casa no dia hoje. O parlamento hoje foi rebaixado, ofendido e isso não pode acontecer porque nós estamos representando aqui a democracia. Todo parlamentar independente de sigla partidária tem que ser respeitado neste parlamento”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale