Projeto da Escola do Legislativo Acreano é selecionado para participar de evento na Suíça

O Projeto Jovem Parlamentar Acreano, com foco na educação para cidadania, da Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), foi selecionado para participar da VI SAEG que acontecerá em setembro, no Palácio das Nações da ONU, em Genebra, na Suíça.

A SAEG é uma Sistema de Avaliação de Escolas de Governo, onde participam os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A iniciativa parte do princípio de que a ação/compromisso é indissociável da prática de gerir a coisa pública.

As escolas de governo são consideradas como vetores essenciais para que o estado e a sociedade possam obter seus objetivos e suas necessidades. Tratam-se de espaços educacionais que podem liderar mudanças culturais, uma avaliação que tem repercussão educacional, administrativa e gerencial, sob olhar global.

O Programa Jovem Parlamentar proporciona a 24 estudantes da rede pública de ensino, a vivência das atividades realizadas pelos deputados, como o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, reuniões das comissões, audiências públicas e também a elaboração de proposições e projetos de lei.

A iniciativa é fruto de um Projeto de Lei apresentado pelo ex-deputado Daniel Zen (PT) e ocorre através da parceria entre Assembleia Legislativa do Acre, Secretaria Estadual de Educação (SEE) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A diretora da Escola do Legislativo Acreano, Rachel Farias, falou sobre a importância da seleção e o que isso significa para a Aleac. “Apenas cinco escolas de Assembleias Legislativas foram selecionadas pelo SAEG e nós estamos entre elas. É um orgulho imenso ter a oportunidade de apresentar nosso projeto a comunidades internacionais e, assim, podermos receber incentivos de instituições de outros países”.

Foram selecionados para participar do Encontro em Genebra representando o Brasil: 10 Escolas do Poder Executivo, 7 Escolas dos Tribunais de Contas, 4 Escolas dos Ministérios Públicos, 3 Escolas do Poder Judiciário, 13 Escolas do Poder Legislativo, sendo 5 Assembleias, 7 Câmaras e Senado Federal.

O evento é promovido pela gLocal Evaluation Week, que é um órgão ligado ao Banco Mundial. As instituições organizadoras do evento são: Instituto Rui Barbosa, Tribunais de Contas, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração, Executivos
Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Legislativos e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

Texto: Andressa Oliveira