loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Polícia Civil é homenageada na Assembleia Legislativa do Acre

Em alusão ao Dia Estadual da Polícia Civil, comemorado no dia 17 de julho, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) promoveu uma sessão solene na manhã desta sexta-feira (07). A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Clodoaldo Rodrigues (Republicanos).

O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que conduziu a sessão, abriu os trabalhos saudando todos os presentes. Em seguida ele passou a condução da solenidade para Clodoaldo Rodrigues.

“Saúdo meus colegas parlamentares e agradeço a presença da Polícia Civil aqui. Agradeço também meu grande amigo Clodoaldo Rodrigues, responsável por essa solenidade tão importante e merecida”, disse.

O preletor da sessão solene, deputado Clodoaldo Rodrigues, iniciou seu discurso agradecendo ao presidente da Aleac e ao primeiro secretário da Casa, Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior, por não medirem esforços para que a homenagem fosse realizada. Ele também engrandeceu o trabalho realizado pela Polícia Civil no Estado.

“A todos os policiais civis, escrivães e delegados, sintam-se abraçados hoje. Essa homenagem é mais que merecida, pois esses profissionais desempenham um papel fundamental para proteger a população. São os pilares da Segurança Pública e, através do compromisso inabalável que possuem, nos garantem proteção. Vocês representam a força da lei e a voz dos que não podem se expressar. Investigam crimes, reúnem provas, conduzem interrogatórios para que a verdade seja revelada, os culpados punidos e as vítimas encontrem justiça. Lidar com o sofrimento humano é desafiador, mas vocês promovem alento nesse momento difícil, construindo laços de confiança entre a comunidade e as forças de segurança”, enalteceu.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Acre, Rafael Diniz, falou sobre o importante papel desempenhado pela corporação em busca da elucidação de crimes e promoção da justiça. Salientou também que a classe espera do poder público o justo reconhecimento para a Instituição. Por fim, ele agradeceu aos parlamentares por sempre estarem de prontidão para receber os trabalhadores.

“Hoje é um dia de homenagem, mas também temos policiais na ativa neste exato momento e que não puderam estar aqui. Cumprimento o deputado Clodoaldo, nosso colega de função, que sabe bem da nossa realidade. Temos uma busca incessante pela justiça, historicamente, a Polícia Civil já vai para mais de dois séculos de atuação no país. Hoje é um dia de homenagens e exercer esse sacerdócio requer sacrifícios que muitas vezes, enquanto grande maioria da população está no conforto do seu lar, nós estamos nas ruas trabalhando, nem sempre nas condições necessárias, mas continuamente em busca de oferecer nosso melhor. Somos destaque na elucidação de mortes violentas, crimes de roubo, dentre outros e o que esperamos do poder público é de fato uma valorização para nossa instituição”, proferiu.

O representante da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Dantas, destacou a história da corporação. “Se resgatarmos a história da instituição, vários jovens policiais foram convidados a irem a Taubaté e formar a Policia Militar, então nossos policiais civis foram construtores da proteção do Estado e eu sinto muito orgulho, pois sem a figura do delta, do especialista em necropsia dentre outros, a conta não fecha. Estamos num estado fronteiriço, onde há crimes, mas não se perdeu o controle graças à atuação da corporação, que, diga-se de passagem, é a mais honesta do Brasil”.

O diretor-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, que em 2023 completa 29 anos de atuação, falou do seu orgulho em fazer parte da instituição. “Eu já andei em manifestações nas ruas pedindo que o salário da Policia Civil fosse igual ao provento inicial dos policiais militares e bombeiros e conseguimos esse reconhecimento. A PC é um misto do judiciário, onde fazemos todos os procedimentos realizados numa audiência de instrução e ainda temos a parte operacional. Então o que buscamos atualmente são melhorias nas estruturas”.

O delegado frisou ainda as melhorias que o governo tem promovido na Policia Civil em todo o Estado. “Temos uma delegacia moderna com expediente de 24 horas, sete dias da semana para atender mulheres, oferecendo inclusive suporte psicológico. Queremos uma dessa também no Juruá. Temos núcleos como esse em sena Madureira, Tarauacá, Senador Guiomard, dentre outras cidades. Trabalhamos o fortalecimento da instituição e estamos sempre abertos para o diálogo. Podem haver divergências, mas enquanto eu estiver delegado-geral da Polícia Civil, jamais fecharei as portas para um servidor, pois são eles que fazem a diferença todos os dias e horas”.

Ao final da solenidade, policiais civis, escrivães, peritos e delegados em destaque foram agraciados com uma placa em homenagem pelos relevantes serviços prestados ao Estado.

Atualmente, a Polícia Civil do Estado possui mais de 800 agentes, que atuam em plantões e operações, também delegados e escrivães, que desenvolvem um trabalho de Polícia Judiciária.

O Projeto de Lei 1949/07, define como competência da Polícia Civil o exercício das funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais. Também estão incluídos no projeto o planejamento, a coordenação, a direção e execução das ações de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, que consistem na produção e na realização de inquérito policial e de outros atos formais de investigações.

O que disseram os parlamentares:

Adailton Cruz (PSB)

“Me sinto honrado e feliz em participar desse momento, mesmo eu tendo um histórico dedicado a saúde. Faço questão de enaltecer os membros da mesa de honra e parabenizá-los pelo compromisso de cada um. Parabéns pelo grande oficio que é fazer segurança pública no Estado. ”

Dra. Michelle Melo (PDT)

“Quero dizer a vocês que como líder do governo, iniciamos uma jornada de nos conhecer e eu ouvi atentamente o discurso de cada um. Me emocionei em alguns momentos e tenham certeza que as angústias expostas aqui serão levadas para o governador, que sempre me deixa claro que precisa cuidar dos acreanos. Vocês servem ao Estado com força, ética e legalidade. Então precisamos cuidar de quem cuida da gente, como vocês, que prezam pela nossa segurança. ”

Arlenilson Cunha (PL)

“Cumprimento o proponente do requerimento, que materializou essa sessão solene de grande relevância. Como presidente da Comissão de Segurança Pública, saibam que estou sempre pronto para dialogar em busca de melhorias para a categoria. ”

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Ismael Medeiros e Sérgio Vale