Deputado Eber Machado questiona paralisação do Programa Luz Para Todos no Acre

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Eber Machado (PSDC), pediu a retomada imediata do Programa Luz Para Todos, no Acre. Ele disse que é inadmissível que um programa de alcance social dessa magnitude esteja parado por questões burocráticas.
“Esse Programa era referência para o Brasil, mas não está sendo realizado no Estado. A Eletrobras Distribuição Acre está sem comandante. Ela está um barco à deriva. Digo isso porque estamos com uma licitação em aberto desde março e até o momento nada se resolveu”, disse Eber Machado.
De 2004 a 2009, o Programa Luz Para Todos atendeu 45 mil famílias no Acre. Esse ano os investimentos seriam da ordem de R$ 40 milhões para atender 3.330 famílias. Entretanto, corre-se o risco desses recursos não serem aplicados este ano na economia local.
“A economia do Estado vai está perdendo R$ 40 milhões a fundo perdido. Se houvesse boa vontade, já teríamos as obras iniciadas em março”, completou.
Machado criticou a atual administração da Eletrobras Distribuição Acre. Para ele, a direção da empresa não conhece a realidade do Estado. Ele pediu que um gestor conhecedor da Amazônia seja empossado no cargo.
“A Eletrobras não está existindo de fato e de direito. Desafio qualquer um aqui a pedir informações que não vai ter, porque não há interesse nem do gestor da Eletrobras e nem da pessoa que coordena esse Programa”, acrescenta o deputado acreano.
O parlamentar afirmou que no Amazonas o Programa está sendo executado e questionou quem será responsabilizado no Acre pela não execução do Luz Para Todos no Estado. “Quem vai arcar com os prejuízos?”, ratifica.