Edvaldo Magalhães defende abertura de ramal que liga Porto Walter a Cruzeiro do Sul, “Mas é necessário seguir o traçado original previsto no licenciamento ambiental”

Durante a sessão desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) defendeu a integração entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul. O oposicionista pontuou ainda que é preciso que sejam atendidas as reivindicações da comunidade indígena por onde o ramal deve passar.

O parlamentar observou que é necessário seguir o traçado original previsto no licenciamento ambiental.  Isso porque segundo ele, ao invés de cumprir o traçado que foi licenciado, foi feito um desvio de Km 3,5 e nisso passou dentro de uma reserva indígena.

“Eu sou um defensor dessa integração entre Porto Walter e Cruzeiro do Sul. É uma distância, que passa por esses três municípios, de 87 quilômetros. Por que foram suspensas qualquer atividade de abertura do ramal? Foi feito um trabalho pelo Deracre e pelo IMAC muito bem feito com a questão do licenciamento ambiental. Ocorre que o traçado estabelecido no licenciamento foi desviado, ao invés de cumprir o traçado que foi licenciado, foi feito um desvio de Km 3,5 e nisso passou dentro de uma reserva indígena. Com isso, houve uma manifestação da comunidade indígena que quer o ramal e de autoridades federais dizendo que se o ramal passa em uma comunidade indígena, o licenciamento não poderia ser feito pelo Deracre”, relatou.

O oposicionista também frisou que a Aleac pode atuar como mediadora do diálogo. “Feita pelo traçado licenciado, a comunidade quer a interligação, porque eles querem ser atendidos pelos programas, como o Luz Para Todos. Uma boa conversa, uma boa pactuação, sem atropelos de ninguém, você consegue resolver um problema que aparentemente é complexo. A Justiça Federal certamente vai acatar essas decisões na medida que as garantias forem feitas e atitudes sejam adotadas”, observou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale