Emerson Jarude destaca visita à UPA da Sobral “Há muitos problemas que precisam ser resolvidos”

Em discurso na sessão desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (MDB), destacou a visita que fez juntamente com sua equipe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, em Rio Branco.

A visita faz parte do projeto ‘Caravana da Fiscalização’, uma das práticas do mandato do emedebista desde quando era vereador da capital acreana “A Caravana é um instrumento para fiscalizar o andamento dos serviços públicos no Acre”, explicou.

O parlamentar relatou alguns dos problemas que a unidade de saúde enfrenta atualmente, como a superlotação do local e a falta de estrutura adequada para atender a demanda. “É preciso que o governo do Estado e a prefeitura se sentem para alinhar esses fluxos. Essas questões precisam ser resolvidas. Além do espaço que precisa passar por uma ampliação, conversamos com os servidores e a reclamação foi unânime: sobrecarga e a falta de suporte no tratamento que recebem por parte do poder público”, disse.

Emerson Jarude falou ainda que na ocasião, pôde conhecer o caso do pequeno Miguel. A criança veio junto com a mãe de Tarauacá em busca de um diagnóstico. Ainda segundo ele, a criança autista de três anos e com dificuldades para se alimentar pesa apenas onze quilos, bem abaixo do ideal para sua idade e também sofre com constantes convulsões.

Ao encontrar a mãe, Marcela, o deputado disse que fez uma ligação para o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, explicou a situação e recebeu a garantia de atendimento ideal para o menino que precisa de exames específicos para diagnóstico e o tratamento ideal para sua condição.

“Esse caso me deixou bem triste porque a mãe do Miguel me disse que o sofrimento deles já começou no parto com uma negligência o que fez a criança ter uma paralisia cerebral. Desde então, ela enfrenta inúmeras dificuldades para garantir o tratamento da criança. Após ouvir o seu relato, liguei para o secretário de Saúde, Pedro Pascoal e ele prontamente disponibilizou todo o atendimento necessário para que a criança tivesse um diagnóstico. A nossa luta é para que todos tenham a chance que o Miguel recebeu hoje, independente de quem conheçam, de uma ligação ou de onde moram. A saúde é um direito de todos”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale