General do Exército recebe Título de Cidadão Acreano na Aleac

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (14) no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), um ato solene para entrega de Título de Cidadão Acreano ao general de Brigada do Exército Brasileiro Luciano Batista. A homenagem é fruto de um requerimento apresentado pelo presidente Luiz Gonzaga (PSDB) e demais membros da Mesa Diretora.

Ao abrir a solenidade, Luiz Gonzaga falou sobre sua felicidade em conceder o Título de Cidadão Acreano a alguém que tanto atuou em favor do Estado. Ele também agradeceu ao primeiro-secretário da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP), pela organização do evento.

“Senhor general Luciano Batista, é com muita honra que nós o recebemos neste ato solene. Pelos seus relevantes serviços prestados ao Acre, estamos aqui para homenageá-lo e agradecê-lo por tudo”, disse.

Em seguida, o homenageado foi conduzido ao centro do Plenário, onde recebeu a honraria das mãos do presidente Luiz Gonzaga. Ao discursar na Tribuna, o general Luciano Batista agradeceu pelo título recebido e fez um relato sobre a experiência vivida no Acre e o carinho que tem pelo Estado.

“Estou muito feliz hoje por receber esse título que me traz também uma enorme responsabilidade. Hoje tive a alegria de vir aqui para obter a honraria e minha visão desse Estado e tudo que vivi aqui, como o drama das queimadas e o pesadelo da Covid-19, me faz ter ainda mais orgulho por ser agora um cidadão acreano. O Exército Brasileiro, junto ao governo e o povo do Acre, combateu esses problemas com muita energia. Fomos o local que mais distribuiu cestas básicas. Não foi uma missão fácil, mas o Acre tem alma e um povo que possui orgulho da sua bandeira”, pontuou.

O general seguiu dizendo que que o Acre possui um grande potencial e que não deve ser visto somente como um estado jovem, mas principalmente como lugar com enormes possibilidades de desenvolvimento.

“O Acre tem um potencial muito grande. É um estado jovem, mas com uma capacidade imensa e precisamos romper com a ideia de que não podemos avançar cada vez mais. Me coloco como verdadeiro cidadão acreano mesmo antes de receber essa honraria, pois tenho sonhos e projetos a serem desenvolvidos aqui. Me sinto honrado por tudo”, agradeceu.

Quem é o general Luciano Batista:

Luciano Batista concluiu doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro.

Na área de Relações Internacionais dedica-se ao estudo sobre: Política Externa Brasileira, Teoria das Relações Internacionais, Política Externa dos EUA e Comércio Internacional, com experiência durante dois anos como Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) e responsável pelas aquisições internacionais do Exército Brasileiro.

Em 2019 e 2020 foi Comandante da 17° Brigada de Infantaria de Selva em Porto Velho, sendo responsável pelo comando das unidades do Exército Brasileiro nos Estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas. Comandou também a Artilharia Divisionária da 5° Divisão de Exército em Curitiba e foi Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social do Exército Brasileiro em Brasília.

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Sérgio Vale