loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Eduardo Ribeiro apresenta PL que assegura atendimento psicológico a menores vítimas de abuso sexual

Ao iniciar seu discurso durante sessão ordinária desta quarta-feira (10), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) falou sobre o Projeto de Lei que apresentou, solicitando atendimento psicológico prioritário na rede  a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual.

O parlamentar ressaltou que dados do Instituto Libertas apontam o Brasil ocupando o segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para a Tailândia. São 500 mil vítimas anualmente. Ou seja, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são abusados e explorados sexualmente.

Comumente, o suspeito é do sexo masculino em 87% dos registros e, igualmente, de idade adulta, entre 25 e 40 anos, para 62% dos casos. A vítima é adolescente, entre 12 e 17 anos, do sexo feminino em 46% das denúncias recebidas.

“Há dificuldade para conseguir prioridade no atendimento. Que a rede pública dê prioridade absoluta a essa situação. Que possamos assegurar esse acolhimento às crianças e adolescentes que passam por esse trauma. Ocupamos o segundo lugar mundial, perdendo apenas para a Tailândia. Apenas sete, em cada 100 casos são denunciados. Então, meus amigos, é grave a situação e cabe a esta Casa tomar ações mais protetivas a essas vítimas”, pontuou.

Eduardo Ribeiro também parabenizou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o setor de comunicação da Casa, pela campanha “Maio Laranja”, voltada para o combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale