loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tanízio Sá repudia embargos do IBAMA “Somos um dos estados que mais preservam”

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tanízio Sá (MDB) repudiou a decisão tomada na semana passada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de bloquear em 95% as atividades da indústria no Estado. Para ele, o embargo repentino trará prejuízos incalculáveis para diversos setores da economia acreana.

“O momento é delicado e exige muita atenção. Não estou conseguindo entender essa medida uma vez que o Acre é um dos estados da federação que mais preservou no Brasil. Temos 15% de área desmatada e 85% de mata. Fizemos a nossa parte, fizemos o possível para garantir o equilíbrio do meio ambiente. Aí vem o governo federal e barra tudo. É zero desmate para o Acre. Não podemos pagar pelos erros dos outros estados”, disse.

Ainda segundo o emedebista, uma audiência pública será realizada ainda essa semana para debater o assunto junto aos órgãos competentes. “Acontece que os países ricos continuam sentados em cima do ouro. Temos 85% de área preservada, enquanto os Estados Unidos têm apenas 18%. Olha a disparidade. Vivemos num momento de calamidade após-enchente e essa medida só piora ainda mais as coisas. Nós precisamos buscar uma solução para esse caso, nossos produtores e empresários não podem ficar nessa situação”, acrescentou.

Tanízio Sá acrescentou ainda: “Esses embargos são administrativos. Eles podem ser suspensos. Não é judicial. E outra, mais de 90% das terras do Acre estão embargadas. “Vão para onde? Vão vir tudo para a cidade? ”, questionou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale