Deputado Daniel Zen diz que prefeito deve explicação à população sobre abandono de donativos em Porto Acre

daniel250615O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado, Daniel Zen (PT), comentou na sessão desta quinta-feira (25) a denúncia de que centenas de donativos que deveriam ter sido entregues às vítimas da cheia no município de Porto Acre, distante 72 km de Rio Branco, estariam estragando dentro de depósitos.

De acordo com a reportagem, exibida num telejornal, populares teriam invadido um dos locais onde estava sendo estocado colchões, leite em pó e massa para mingau e saquearam alguns produtos na tarde de ontem (24).

A denúncia foi feita pelos próprios moradores ao G1 e ganhou destaque nacional na manhã de hoje. Para o deputado, o prefeito daquela cidade deve uma explicação para população uma vez que os produtos deveriam ter sido entregue às famílias alagadas.

“Isso é um crime, o prefeito precisa dar explicações à população o mais rápido possível. O povo do Acre precisa saber o porquê dos donativos arrecadados durante a cheia não terem sido destinados às famílias que foram vítimas da alagação”, disse.

O parlamentar ressaltou a prestação de contas da campanha das arrecadações feitas no período da enchente deste ano, através do Acre Solidário. O evento foi realizado em frente ao Palácio Rio Branco e contou com a participação da primeira-dama do Estado e coordenadora do projeto, Marlúcia Cândida, do governador Tião Viana (PT), da vice-governadora, Nazaré Araújo, da primeira-dama de Rio Branco, Gicélia Viana, parceiros, empresários, instituições, entidades e convidados.

“Todos os donativos arrecadados através do Acre Solidário foram destinados às famílias alagadas, sabemos disso porque a coordenadora do projeto prestou contas das ações. O prefeito de Porto Acre deveria ter encaminhado os produtos arrecadados às pessoas que realmente necessitavam, mas parece que não foi isso o que aconteceu”, enfatizou.

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social. O órgão instaurou procedimento investigatório para verificar a situação dos donativos supostamente abandonados naquele município.

No Grande Expediente o parlamentar questionou a proposta da oposicionista Eliane Sinhasique (PMDB), que sugeriu fazer vasectomia reversível nos jovens infratores dos centros socioeducativos de Rio Branco. Daniel Zen considerou a medida como um tipo de higienização social, que aconteceu apenas em regimes totalitários e fascistas.

“Esta medida para aplicar em jovens porque cometeram algum tipo de crime, isso me assusta demais. Devo dizer que é uma pratica execrável em todos os aspectos. Não se pratica higienização social”, finalizou.

Mircléia Magalhães