loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputada Eliane Sinhasique denuncia caos na saúde pública do Estado

eliane230615A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta terça-feira (23) o que ela classificou de caos da saúde pública do Estado. Segundo a oposicionista, há casos em que pacientes estariam há dois anos aguardando tratamento médico.

A parlamentar relatou o caso do senhor José Souza da Silva, portador de hérnia de disco lombar, que desde outubro de 2012 aguarda pelo tratamento através da rede pública de saúde.

“Um absurdo, mesmo com pedido de urgência feito pelo médico o paciente continua aguardando pelo devido tratamento. Ele está ficando aleijado por conta disso. Estou com os laudos e encaminhamentos do senhor José em mãos, laudos, inclusive, do ano de 2012. Até o Ministério Público já se manifestou e ainda assim o paciente não recebeu o devido tratamento”, disse.

Outro caso questionado pela deputada foi o da paciente Francisca Luciene. A mesma teria sido encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para fazer um canal e de acordo com a parlamentar seu procedimento foi agendado para fevereiro de 2016.

“Antes de ir para a UPA a senhora Francisca Luciene passou no posto de saúde Barral y Barral onde também não foi atendida. Na UPA ela teve seu procedimento cirúrgico agendado para 2016, isso é um absurdo. Estão brincando de saúde pública no Acre. Essa senhora está com uma infecção grave no dente e isso pode até causar infarto”, enfatizou.

Eliane Sinhasique também questionou a falta de atendimento pediátrico nas UPAs de Rio Branco. Segundo ela, apenas a Unidade de Pronto Atendimento do Segundo Distrito tem pediatras disponíveis.

A deputada retornou à tribuna no Grande expediente para pedir que a equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), que está realizando a fiscalização dos proprietários de veículos automotores do Jordão, dê um prazo maior para os motoristas poderem fazer a regularização devida de seus carros e motos. De acordo com a parlamentar, não há nenhum veículo regularizado naquela cidade.

“O Detran mandou uma equipe para fazer blitz e regularizar as poucas motos e carros do município de Jordão. A fiscalização apontou que não há nenhum veiculo regularizado naquela cidade, com exceção do carro do deputado Jenilson. Quero pedir que o Detran adote outra postura levando em consideração que Jordão é uma cidade isolada e que não possui um escritório do Detran”, concluiu.

Mircléia Magalhães
Agência Aleac