Deputado Daniel Zen destaca implantação da TV e Rádio Aleac e avanços no setor produtivo do Estado

daniel110615O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), parabenizou na sessão desta quarta-feira (11) a Mesa Diretora da Aleac pela implantação da TV e Rádio Legislativa. O parlamentar destacou o empenho do presidente da Casa, deputado Ney Amorim (PT), para garantir o funcionamento da TV ainda neste ano.

Para Daniel Zen a TV Assembleia dará mais transparência às ações parlamentares. “É uma medida que favorece a transparência pública, por isso quero parabenizar o presidente da Assembleia Legislativa e toda a sua equipe pelo esforço de garantir a transmissão. Agora as sessões que já são divulgadas através da internet também serão divulgadas pela TV e transmitidas pela rádio”, disse.

O parlamentar destacou ainda o lançamento do programa “Quero Ler” que será realizado nesta sexta-feira (12) pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). A iniciativa, segundo o deputado, é a união de esforços do poder público para ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a alfabetização de pessoas acima de 15 anos de idade que não tiveram acesso à Educação Básica na idade adequada. O lançamento do programa será às 8h30, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco.

“Hoje tivemos a honra de receber nesta Casa o ex-deputado estadual e atual secretário adjunto de Educação, Moisés Diniz. Ele veio fazer o convite aos parlamentares para o lançamento deste programa que corresponde à Meta 9 do Plano Nacional de Educação, que é a alfabetização e o alfabetismo funcional de jovens e adultos. A proposta é erradicar o analfabetismo no país até o fim da vigência do plano, em 2024”, explicou.

Em consonância também com as diretrizes do Plano Estadual de Educação (PEE), que está em andamento no Acre, o programa pretende reduzir, progressivamente, a taxa de analfabetismo no Estado. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2012), e levando em consideração a projeção para 2014.

“A expectativa é alcançar os 13,5% dos adultos acreanos que ainda não foram alfabetizados, o que corresponde a aproximadamente 77 mil pessoas”, enfatizou.

No primeiro ano do programa a meta é alfabetizar 11 mil pessoas, com idade a partir de 15 anos, nos 22 municípios acreanos, sendo 3.500 no primeiro segmento da EJA (Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – da alfabetização ao 5º ano), e 7.500 no ALFA 100 (Programa Brasil Alfabetizado).

O deputado comentou, ainda, a realização do 1º Encontro de Câmaras Municipais do Acre que acontece nos dias 15 e 16 de junho em Rio Branco. Daniel Zen elogiou a postura do presidente Ney Amorim que manifestou total apoio ao evento.

“Ney Amorim garantiu que toda a estrutura da Assembleia estará à disposição para dar o suporte necessário à realização do evento. Será um grande acontecimento levando em consideração a importância dos legislativos municipais”, enfatizou.

Além das palestras com consultores do Senado Federal, que abordarão temas relacionados à elaboração de processos legislativos, o Encontro reunirá representantes do Ministério Público Estadual (MPE/AC) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ideia é reunir as 22 Câmaras Municipais do Estado. No total devem participar 225 vereadores.

Para concluir, Daniel Zen destacou os avanços que, segundo ele, aconteceram no setor produtivo do Estado. Segundo o parlamentar, o discurso de que no Acre não se produz, não se sustenta mais.

“O Acre não é um Estado que está caminhando para o abismo, nós passamos, sim, por dificuldades assim como todos os estados brasileiros, mas nós não podemos ignorar o fato de que a produção agrícola do Acre cresceu significativamente e as últimas estatísticas do IBGE e da pecuária comprovam isso”, concluiu.

Mircléia Magalhães