Edvaldo Magalhães defende auxílio de R$ 1.500 para atender micros comerciantes atingidos pelas enchentes

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), apresentou na sessão desta quarta-feira (5), um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na próxima quarta-feira (12), para discutir a instalação do Programa Emergencial de Ajuda Solidária aos Micro e Pequenos Empresários das Áreas de Comércio e Serviços, utilizando recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre, com o objetivo de mitigar os prejuízos decorrentes das alagações.

O oposicionista frisou que este recurso já foi utilizado em 2012 para socorrer comerciantes atingidos pela enchente do Rio Acre, em Brasileia, beneficiando na época 50 donos de comércios com 10 meses de aluguel social pagos pelo Programa.

“Na época eu era o secretário da Indústria e do Comércio e nós pegamos os recursos do Fundo de Desenvolvimento Sustentável. Naquela época, nós selecionamos, catalogamos e atingimos 50 donos de comércio em Brasileia e através dos recursos desse Fundo, nós pagamos 10 meses, uma espécie de aluguel social, para eles mudarem de endereço até recomporem seus comércios”, disse.

O parlamentar disse ainda que existe no Fundo atualmente uma média de R$ 1, 7 milhão. “Se nós pegarmos todas as pessoas atingidas nos municípios afetados, nós temos condições de dar um auxílio imediato de R$ 1.500 para mais de 1.100 empresas da área do comércio e de serviços. Existe o dinheiro, basta a vontade política”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale