loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Adailton Cruz se solidariza com Enfermeiros “A reivindicação de vocês é justa é necessária”

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Adailton Cruz (PSB), se solidarizou com os enfermeiros e técnicos de enfermagem que acompanhavam a sessão do salão Marina Silva.

A classe aderiu ao movimento nacional de paralisação de 30 horas pela aprovação do piso nacional. O piso da categoria foi aprovado e sancionado em agosto do ano passado, mas em setembro foi suspenso por ordem do ministro Roberto Barroso que atendendo uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (7222/2022).

Para o deputado que também é enfermeiro, a reivindicação é justa e necessária. “Esses trabalhadores representam 75% da força da saúde e precisam ser valorizados e reconhecidos por isso. Contem com o meu apoio e com o apoio desta Casa. Essa reivindicação não é de vocês, não é minha, é de todos nós”, disse.

O deputado sugeriu, ainda, a suspensão da sessão para que os servidores fossem recebidos no plenário. “Peço que após o pequeno expediente a gente receba esses trabalhadores. Precisamos ouvi-los. A gente precisa somar forças para que a nossa voz chegue até o Congresso Nacional. Essa causa é muito importante”, complementou.

Adailton Cruz também falou sobre as péssimas condições da BR-364. “Nos últimos dias fui ao Vale do Juruá e confesso que fiquei assustado com as condições precárias daquela rodovia. Para se ter uma ideia, uma viagem que normalmente a gente leva seis horas para fazer, fizemos em 15h. A estrada está em frangalhos com caminhões e carretas atoladas devido a buracos. O Deracre e o Dnit precisam se manifestar”, disse.

Ele defendeu a realização de uma audiência pública mediada pela Comissão de Transportes da Aleac, com representantes do Dnit e a bancada federal do Acre para que sejam apresentados onde e quando os recursos, de fato, serão utilizados.

“Esses R$ 600 milhões são muito bem-vindos e são louváveis, mas devem cair na estrada pra ontem. E o mais preocupante é que não temos a previsão de quando isso será investido. Porque a situação está grave minha gente. Está mais econômico ir de avião para Cruzeiro do Sul que percorrer a BR-364. O meu veículo chegou só o chocalho”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale