loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Michelle Melo: Precisamos lutar por uma sociedade que acolha as diferenças entre homens, mulheres e todo tipo de diversidade”

Na sessão desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Michelle Melo (PDT), destacou a importância do Dia Internacional da Mulher. A parlamentar fez um discurso totalmente voltado para as mulheres acreanas. Para ela, a data simboliza as lutas e conquistas que há anos foram trilhadas pelas mulheres.

“Tantas lutas e conquistas para que as nossas condições sejam equiparadas às dos homens, vejam só, em pleno 2023 e nós ainda estamos lutando. O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano é: abraçar a equidade. A equidade é a busca por igualdade social, entendo que todos nós temos que ter oportunidades de ter uma vida livre, de qualidade e bem-sucedida. É assim que deve ser”, disse.

Ainda de acordo com a parlamentar, as mulheres ainda são tratadas com indiferença, discriminação e preconceito. “Vemos ainda muitas pessoas dizendo que não vão contratar mulheres por conta da licença maternidade. Ou porque nos intervalos ela precisa amamentar seu filho. Infelizmente essa é a realidade. Nós precisamos lutar por uma sociedade que acolha as diferenças entre homens e mulheres e todo tipo de diversidade. Essa é a sociedade justa que precisamos”, enfatizou.

Michelle Melo ainda complementou: “A luta da mulher não é para ser melhor do que ninguém. É apenas para ter os mesmos direitos. A luta da mulher é para que ela não tenha que se submeter, como muitas acreanas se submetem em casa, a um regime de violência porque simplesmente ela não consegue ter um salário mínimo para sustentar seus filhos. Isso precisa mudar”, frisou.

A pedetista comemorou, ainda, a baixa do feminicídio no Acre. “Em 2022 tivemos uma baixa dos feminicídios no Acre, e em Rio Branco, houve zero feminicídio. Nós tivemos sim essa grande conquista e precisamos celebrar.  Sabemos que esse avanço só foi possível porque estamos dando luz a esse tema. Porque estamos acolhendo as mulheres com a presença do CAV no Ministério Público, da delegacia da mulher, da secretaria da Mulher. Esse tipo de avanço só é possível com o apoio de todos”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale