Edvaldo Magalhães comemora criação da Secretaria de Estado da Mulher

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), destacou a posse da secretária de Estado, Márdhia El-Shawwa, no comando da Secretaria de Estado da Mulher.

A criação da pasta sempre foi defendida pelo parlamentar durante seus discursos na tribuna do parlamento acreano. “A criação dessa secretaria vai garantir a implantação de políticas públicas voltadas às mulheres. Hoje, fiz questão de estar presente na posse da secretária Márdhia justamente porque entendo a importância da implantação da pasta”, disse.

O oposicionista ressaltou que destinou recursos para programas de enfrentamento ao feminicídio. “Eu fui autor aqui e disputei ferrenhamente na Comissão de Orçamento para garantir o único recurso que o Acre dispõe para iniciar um programa de acolhimento às crianças órfãs das vítimas de feminicídio. São mais de R$ 1 milhão. As crianças testemunham o crime e depois, por falta de alternativa de um lar, tem que conviver com o agressor”, destacou.

Magalhães frisou, ainda, que apresentou um projeto na legislatura passada que criava o programa de políticas de apoio às crianças órfãs das vítimas de feminicídios. “O projeto chegou a tramitar, porém, após um acordo entre os parlamentares, a proposta foi retirada para que um outro projeto do Executivo, considerado mais abrangente, fosse apreciado e aprovado. Ou seja, aprovamos os recursos aqui e quando foram publicar o Orçamento sumiu, não estava em canto nenhum. O presidente da Comissão de Orçamento teve que ir lá, puxou as gravações do youtube e aí refizeram e os recursos estão alocados. As crianças vítimas do feminicídio vão receber um salário mínimo por órfão. É um programa inédito no estado do Acre”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale