Presidente Nicolau Júnior empossa Gladson Cameli e Mailza Assis

Na tarde deste domingo (1º) de janeiro, foi realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) a solenidade de posse do governador eleito, Gladson Cameli (PP), e sua vice, Mailza Assis (PP).

O gestor foi oficialmente empossado ao assinar o livro de posse de governadores, que contém a assinatura de todos os ex-governadores acreanos de 1966 até os dias atuais. A solenidade foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior (Progressistas).

Antes da cerimônia, Nicolau Júnior fez questão de recepcionar o governador do Estado no hall do parlamento acreano. É a primeira vez que um governador eleito é recepcionado pelo presidente da Casa de Leis e demais parlamentares, na entrada do prédio.

Em seguida, na abertura da solenidade, a cantora Yvana Pacífico e o maestro Lindson Martins, interpretaram o Hino Nacional e o Hino Acreano. Depois, o deputado Nicolau Júnior conduziu o governador e sua vice para prestar o compromisso constitucional e assinatura do livro de posse.

Na oportunidade, Gladson Cameli fez questão de reafirmar seu compromisso com a população acreana. “Agradeço a Deus e ao povo do Acre por me conceder um segundo mandato. Quero aqui pedir, a toda classe política, deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores, para que a gente possa trabalhar juntos pelo desenvolvimento do Estado. Nós acabamos de passar por uma pandemia, e agora o que temos que fazer, é gerar emprego e renda, corrigir o que precisa ser corrigido e dá continuidade no que está dando certo”, disse o governador.

Gladson Cameli frisou, ainda, que conta com o apoio dos parlamentares para garantir o desenvolvimento do Estado e o bem-estar do povo acreano. “Aos deputados estaduais, digo que dividiremos essa responsabilidade de encontrar caminhos para o bem comum do Acre. É claro que nem preciso dizer que a nossa relação será sempre pautada pelo respeito e diálogo, sendo esta uma marca da minha atuação em toda minha vida pública”, enfatizou.

Em seu último ato como presidente do Poder Legislativo, Nicolau Júnior agradeceu a presença de todas as autoridades e demais convidados. Ele destacou a atuação da Casa de Leis nos últimos quatro anos, bem como, o apoio dos deputados estaduais para o fortalecimento das ações legislativas.

“Foram quatro anos de muito trabalho e muitas conquistas. Fazendo um balanço de tudo que construímos e realizamos até aqui, o que eu posso dizer é que a sensação é de dever cumprido”, enfatizou Nicolau Júnior.

O progressista concluiu seu discurso desejando sucesso ao governador Gladson Cameli no seu segundo mandato, como também a toda sua equipe.

“Encerro esta sessão agradecendo as autoridades do Poder Judiciário que se fizeram presentes neste ato, também a todas as demais autoridades e a todos que abrilhantaram este evento. Me sinto honrado demais em poder, como presidente desta Casa, empossar um governador que só nos dá orgulho. Desejo a ele um segundo mandato abençoado, repleto de muito trabalho e de muitas conquistas. Eu sei que Gladson Cameli seguirá firme nessa caminhada, e essa Casa está pronta para ajudar no que for necessário. A relação da Aleac com o governo sempre foi a melhor possível e vai continuar assim. Ano que vem o trabalho continua”, complementou Nicolau Júnior.

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), também desejou sucesso ao governador eleito. “O meu desejo é que seja um segundo mandato de muitas realizações. E conte com a gente, continuaremos trabalhando juntos pelo bem-estar das famílias acreanas”, enfatizou o parlamentar.

Além dos parlamentares, participaram da solenidade o desembargador Roberto Barros, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado; o Juiz Armando Dantas, membro do Tribunal Regional Eleitoral, no ato representando o desembargador Francisco Djalma da Silva, presidente do TRE e Danilo Lovisaro, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre.

Após o ato constitucional na Aleac, o governador se deslocou para o Palácio Rio Branco, onde recebeu a faixa governamental e também as honras militares.

A atual legislatura se encerra dia 31 de janeiro. Os 24 deputados estaduais eleitos no último pleito serão empossados dia 1° de fevereiro, em solenidade a ser realizada no plenário do parlamento acreano.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale e Ismael Medeiros