loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac realiza sessão solene em alusão aos 80 anos do Educandário Santa Margarida

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (24), uma sessão solene para homenagear os 80 anos do Educandário Santa Margarida, que é comemorado dia 30 de agosto. A sessão é fruto do requerimento nº 37/2022, de autoria do deputado José Bestene (Progressistas).

Ao fazer a abertura da solenidade, o deputado Bestene destacou a importância do Educandário Santa Margarida para o Estado. “Hoje é um dia histórico nesta Casa Legislativa, porque o Educandário Santa Margarida tem uma história significativa no Estado, afinal de contas, são 80 anos de atuação. Sabemos da luta antiga para manter o funcionamento daquela instituição, e eu não poderia deixar de parabenizá-los por isso”, disse.

O parlamentar também falou da atuação de sua irmã, Antonieta Bestene, naquela instituição. “Minha irmã teve uma participação linda no Educandário Santa Margarida, na época em que foi diretora. Ela cuidava com tanto carinho daquelas crianças que as acolhia na sua própria residência, e eu não poderia deixar de registar isso aqui. Minha irmã já se foi, mas deixou uma história linda naquela instituição”, complementou.

O Dr. Osvaldo de Souza, coordenador adjunto do Educandário Santa Margarida, agradeceu a homenagem recebida e fez um relato sobre a história da Instituição, que possui 80 anos e foi fundada para abrigar filhos de pessoas com hanseníase.

“Essa homenagem agracia 49 crianças de zero a 12 anos, que, atualmente, vivem no Educandário. A sociedade acreana desde sempre se dedicou a ela, que oferece apoio e acolhimento a crianças que precisam ter o melhor cuidado possível. A Instituição nasceu da necessidade dos filhos de pessoas com hanseníase e, de lá para cá, houve vários avanços”, disse.

Representando o governador do Estado, Gladson Cameli, o secretário de assuntos governamentais, Alysson Bestene, disse que a homenagem da Aleac ao Educandário Santa Margarida é justa e necessária. O gestor falou, ainda, sobre o trabalho que sua mãe realizou na época em que foi diretora daquela instituição.

“Uma justa homenagem nesse dia histórico como bem destacou o nosso deputado Bestene. Essa instituição honrosa que tanto cuida e educa as nossas crianças merece todo o nosso apoio e reconhecimento. É com muito orgulho que também falo hoje da atuação da minha mãe, Antonieta, na diretoria do Educandário Santa Margarida. Ela se foi, mas deixou um legado lindo naquela instituição. Quanto ao governo do Estado, sabemos o quanto o nosso governador é sensível com tudo que diz respeito às nossas crianças, a prova é tanta que ele garantiu ao orçamento de 2023, emendas parlamentares que tenho certeza serão de grande ajuda para essa importante instituição”, disse.

Tião Bocalom, prefeito da capital, falou sobre o carinho que tem pelas crianças. Ele também parabenizou o deputado José Bestene pela solenidade dedicada a uma instituição que já ajudou milhares de crianças ao longo dos anos.

“Parabenizo o deputado José Bestene, que sempre procurou olhar com muito carinho para nossa sociedade e essas causas tão justas. Hoje comemoramos os 80 anos de uma entidade que já salvou muitas vidas, que protege e dá amor às crianças. Olhando nos olhos de cada um dos pequenos observamos que apesar dos problemas que eles já enfrentaram tão cedo, estão felizes e gratos”, disse.

Marfiza Galvão, vice-prefeita de Rio Branco, parabenizou o deputado José Bestene pela iniciativa e agradeceu aos parceiros do Educandário Santa Margarida pelo apoio. “Saúdo toda a equipe do Educandário, as crianças que cantaram aqui, com tanto amor no coração. Hoje resumo minha fala para parabenizar a atitude do deputado José Bestene pela indicação e agradecer a todos os parceiros que contribuem com essa rede de apoio e proteção à criança. Elas são tão pequenas e já sabem o valor do amor. Estou muito feliz em participar deste evento”, pontuou.

Em sua fala, a secretária municipal de educação de Rio Branco, Nabiha Bestene, reafirmou a parceria da prefeitura com a instituição. “Primeiramente quero parabenizar o deputado Bestene por esta solenidade, que iniciativa linda e necessária, homenagear essa importante instituição da qual a prefeitura de Rio Branco é mais que parceira. Falar do Educandário Santa Margarida me emociona demais, porque a gente sabe que são muitas as crianças que precisam de um abrigo hoje em dia, e fico muito feliz de saber o quanto essa instituição se esforça para ampará-las”, enfatizou.

Ainda durante a solenidade, os presentes puderam apreciar a apresentação das crianças do educandário, que encantaram a todos com um repertório musical.

Também participaram da sessão solene, Francisco Maia, representando o DR. Danilo Lovisaro, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre; a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão; a secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, Ana Paula, e Eduardo Vieira, coordenador geral do Educandário Santa Margarida.

Histórico

O Educandário Santa Margarida é uma instituição filantrópica, cultural e de assistência social, fundada em 30 de agosto de 1942, criada originalmente como Sociedade de Assistência aos Lázaros e defesa contra a lepra de Rio Branco, por iniciativa da senhora Eunice Weaver. Em 1942 foi criado o Educandário Santa Margarida de Rio Branco, instituição que cuidaria de filhos e filhas de pais com hanseníase. Na época, quando a doença era descoberta, o paciente era excluído da sociedade e segregado em um campo. O médico, usando a força de preservação sanitária, chamava a polícia e levava essas pessoas para colônias. Não dava tempo nem de se despedirem dos filhos.

Com o passar dos anos adquiriu outras responsabilidades. Além de atender crianças que tiveram os laços familiares rompidos, o lugar também proporciona assistência às vítimas de violência e outras vulnerabilidades sociais.

Texto: Mircléia Magalhães e Andressa Oliveira

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale