loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac promove audiência pública com aprovados do ISE

 

Na manhã desta terça-feira (09) foi realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma audiência pública para debater acerca dos aprovados no concurso do cadastro de reserva do Instituto Sócio Educativo (ISE). A reunião é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado Gehlen Diniz (PP).

A reunião, que foi conduzida pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), serviu principalmente para que os aprovados no concurso do ISE tirassem suas dúvidas em relação ao início do curso de formação, prazo e a quantidade de alunos que serão convocados.

O secretário Ricardo Brandão pontuou que o executivo sempre tem muito respeito no que se refere às demandas apresentadas pela Aleac, também que está à disposição para tirar as possíveis dúvidas. 

“O ISE teve uma diferença em relação aos bombeiros, que possuem uma demanda extremamente grande, então houve um esforço para acelerar o chamamento deles. As etapas de entrega de documentação dos aprovados no ISE já foram feitas e a pretensão é convocar já em outubro para o curso de formação e dar posse ainda este ano”, pontuou.

Os aprovados indagam se todos os aprovados serão convocados, ao que foi respondido que, de acordo com a Lei Complementar n° 409/22, o candidato aprovado em todas as etapas passa a constar como cadastro de reserva. No curso de formação participarão o número previsto de vagas e um pouco a mais, devido a possível desistência de alguns alunos.

Thiago, que falou representando os aprovados no ISE, questionou a celeridade nos trâmites do concurso. “Hoje pedimos celeridade, o ISE tem uma emergência, pois atualmente só tem provisórios nas funções para as quais fomos aprovados. Cumprimos todas as etapas e aguardamos somente a convocação. Tenho uma visão pessoal que é a questão dos bombeiros, tem 66 pessoas aprovadas no concurso do Corpo de Bombeiros e também do ISE”.

Ricardo Brandão disse que todas as vagas existentes atualmente para o concurso do ISE serão ocupadas. Além disso, não é possível sair do limite de gasto com pessoal. Acrescentou, ainda, que caso a situação fiscal do Estado melhore dentro do limite do concurso, pode ser que se abram mais vagas.

Gehlen Diniz mencionou que foi procurado por aprovados no concurso do ISE em Sena Madureira e pontuou que buscaria respostas. Ele concluiu seu discurso falando da importância da realização da audiência pública para esclarecer todos os questionamentos.

Participaram da audiência, deputados representantes das Comissões da Aleac,  do governo e aprovados no concurso do ISE.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale