loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Policiais Civis são homenageados em sessão solene na Aleac

 

Na manhã desta quinta-feira (14) foi realizada uma sessão solene em alusão ao Dia Estadual do Policial Civil, comemorado no próximo dia 19. A solenidade é fruto de um requerimento apresentado pelo deputado José Luís Tchê (PDT).

A data foi escolhida em alusão ao dia de fundação da Polícia Civil do Acre e passou a ser lei por meio da aprovação de um Projeto de Lei de autoria da ex-deputada Doutora Juliana (PRB).

O deputado Tchê, que não pôde participar da solenidade por problemas de saúde, pontuou em sua justificativa que a solenidade tem como intuito homenagear uma categoria que se doa todos os dias, muitas vezes, colocando em risco a própria vida, para garantir a segurança da população.

O deputado Pedro Longo (PDT), que presidiu a sessão, disse se sentir honrado em conduzir a homenagem. “É uma honra presidir esta solenidade que tem um significado tão bonito. Esse é um reconhecimento pelos relevantes serviços que os policiais civis prestam à sociedade. Somos gratos pela presença de cada policial no auditório e espero que todos se sintam homenageados”.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, Itamir Lima, fez um relato sobre a luta da categoria por reconhecimento.

“Em 2012, quando pensamos numa semana para destacar a Polícia Civil, vislumbramos uma semana para reconhecer os homens e mulheres que atuam na Instituição. Aquele foi um momento oportuno para requerer nossos direitos e melhorias para trabalhar. O Dia Estadual do Policial Civil representa para nós, uma luta que travamos em busca dos nossos direitos”, disse.

O diretor geral da Polícia Civil no Acre, Henrique Maciel, falou sobre sua satisfação em representar a Instituição na solenidade.

“Como representante dessa entidade, é uma honra estar aqui. Ser policial é escolher defender a segurança da sociedade. Reconhecemos a evolução da Polícia Civil, tenho quase 30 anos de serviço na corporação e vi de perto o quanto já crescemos. Conquistamos a Lei Orgânica, melhorias salariais, mas ainda temos muito a avançar. Hoje possuímos quase mil policiais na ativa e uma academia formando outros 154. Nosso foco é melhorar cada vez mais”, pontuou.

Também participaram da solenidade, representantes do Sindicato dos Policiais Civis, da Associação dos Delegados, dos Peritos e dos Escrivães.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas

Fotos: Sérgio Vale