“O governo cometeu um crime, omissão de socorro”, diz Edvaldo Magalhães

Em seu discurso durante sessão desta terça-feira (14), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) falou sobre as recentes mortes de crianças vítimas de síndrome respiratória no Estado. Ele denunciou que por várias vezes a diretora do Pronto Socorro da capital alertou a Sesacre para evitar o problema, mas não obteve respostas.

“Em nome de não arranjar culpados, não estão tratando de forma direta do que estamos enfrentando. Semana passada o Acre discutiu isso porque uma mãe em luto foi para a TV e fez um pronunciamento sobre a gravidade do problema. Elogio a coragem e firmeza que ela se pronunciou, a dor de quem perde um filho dessa forma é imensurável”, lamentou.

Magalhães citou os áudios vazados, onde a diretora do Pronto Socorro, Dora Vitorino, faz alertas à secretária Paula Mariano e pede que providências sejam tomadas urgente, pois não haviam leitos de UTI suficientes para atender a demanda, tampouco medicamentos necessários.

“As declarações da diretora do PS por si só já seria uma peça acusatória da omissão de socorro do Estado a esses pacientes. Ela fala que as providências não foram tomadas, mesmo após uma semana de reunião. Sabe qual é o nome disso? Crime de omissão. Eu não ouvi relatos das redes sociais não, eu escutei foi um médico pediatra dizendo que após nove mortes, ele não tinha leito para colocar uma criança entubada. Imagina um pai, uma mãe ver seu filho precisando de socorro e não ter um leito de UTI. O governo cometeu um crime, omissão de socorro”, disse Edvaldo.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas