Edvaldo Magalhães critica falta de professores e mediadores em escolas públicas

Durante sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) discursou acerca da suspensão das aulas nas escolas públicas de Feijó, pela falta de professores e mediadores. Ele também criticou a desinstalação das comarcas de Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano.

“O que me traz aqui, hoje, é um problema grave que está ocorrendo na educação em Feijó. Entramos na última semana de maio e ainda não foram contratados professores suficientes para escolas urbanas da cidade. As escolas estão suspendendo aulas por falta de professores”, disse.

O parlamentar disse, ainda, que cerca de 30 alunos com necessidades especiais não estão estudando devido à falta de mediadores nas salas de aula. “Negam um direito para alunos especiais, a escola não pode acolher sem um mediador. O Estado se nega a agir e retira um direito desses estudantes ao não contratar profissionais suficientes”.

Sobre a desinstalação das comarcas do Tribunal de Justiça em Porto Acre, Rodrigues Alves e Manoel Urbano, Magalhães comparou a situação a um retrocesso e retirada de direitos dos moradores das cidades.

“É como se essas cidades voltassem a ser vilas. Os serviços judiciais que uma comarca presta em determinado município, quando cancelados, levam a população a ter um custo muito maior ao buscar justiça. Precisamos tratar esse assunto com a devida urgência e prioridade. Sugiro à Mesa Diretora que faça um chamamento à administração do Tribunal de Justiça para que conversemos a respeito”, solicitou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas