Edvaldo Magalhães lamenta morte de ex-deputado Luiz Saraiva

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (10), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) lamentou a morte do Dr. Luiz Saraiva, advogado militante há pelo menos 50 anos, que faleceu na noite de ontem (09), vítima de câncer. Luiz Saraiva foi deputado entre os anos de 1991 a 1995, eleito no mesmo pleito eleitoral do ex-governador Edmundo Pinto.

O parlamentar frisou que Saraiva surpreendeu a esquerda, com um mandato sempre em defesa de pautas progressistas e democráticas. “O Luiz Saraiva foi o menos votado naquela eleição, mas surpreendeu a todos, primeiro pela capacidade que tinha de verbalizar, por usar um tom enfático e conciliador. Ele surpreendeu a esquerda neste plenário, se posicionava sempre em defesa das bandeiras mais progressistas e democráticas”, disse.

O oposicionista afirmou, ainda, que Luiz Saraiva deu uma grande contribuição legislativa para o Estado do Acre. “Saraiva fez uma mobilização social durante um embate duríssimo numa das maiores eleições de Mesa Diretora que já tivemos. Na época, foi a primeira vez que um governador teve um candidato seu derrotado nesta Casa, e Saraiva foi um dos construtores dessa articulação política e da imposição do freio à época na derrota do Palácio Rio Branco. Ele acreditava que a Aleac tinha que ter autonomia e não ser submissa ao Palácio. Foi um grande parlamentar e merece todas homenagens possíveis”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas