loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Assembleia homenageia instituições e produtores rurais pelos 10 anos livre de febre aftosa

livreaftosa060515O Grande Expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) foi destinado a homenagear os 10 anos de Acre livre de febre aftosa com vacinação. A homenagem é fruto de um requerimento aprovado pelos 24 deputados de autoria do deputado Lourival Marques (PT).

ney060515O presidente do Parlamento acreano, deputado Ney Amorim (PT), disse que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) dá início a um novo tempo, dialogando com todos os segmentos da sociedade. Ele enalteceu o trabalho desenvolvido pelos órgãos de controle do Estado, em especial o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).

“É com muita honra que nós os recebemos aqui na Casa do Povo, fruto de um requerimento do deputado Lourival Marques. Aqui recebemos todos os segmentos para discutir os mais diversos assuntos da sociedade. Quero agradecer e parabenizar os produtores e os servidores do IDAF que colocam a mão na massa e fazem tudo isso acontecer.”, salientou.

lourival060515Na oportunidade o autor do requerimento, deputado Lourival Marques (PT), disse que a cadeia produtiva da carne bovina é uma das mais importantes para o Estado. Ele pontuou que o Acre já se prepara para ser livre de aftosa sem vacinação.

“Essa cadeia produtiva dá retorno econômico para o Estado do Acre. Estamos planejando chegar à área livre de aftosa sem vacinação, isso vai depender do esforço do IDAF. Que a gente possa ampliar ainda mais o rebanho do Acre que hoje é de dois milhões e 600 mil cabeças de gado”, disse Lourival Marques.

jesus060515Os líderes partidários comentaram a homenagem aos 10 anos livre de febre aftosa com vacinação. O deputado Jesus Sérgio (PDT) disse que os investimentos no setor rural atualmente não estão limitados apenas aos grandes produtores, mas também àqueles que detêm pequena quantidade de terras. “Hoje se vê investimentos do governo também para os pequenos produtores. Vemos um Acre que a cada dia que passa está mais livre dos recursos federais”, frisa o pedetista.

elianesinhasique060515Já a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) defendeu a industrialização de toda a cadeia produtiva do boi. Segundo ela, o couro produzido no Acre é um dos melhores do Brasil. A parlamentar pontuou que o Acre tem uma vocação pecuária e isso deve ser levado em consideração pelos governos.

“É uma vocação produtiva que precisa avançar ainda mais. Precisamos aproveitar o couro, o chifre, o osso. A partir do momento em que pudermos beneficiar o couro do boi aqui quantos empregos vai se gerar? Precisamos fazer uma fábrica de chicletes, de selarias, de bolsas e calçados. Certamente quando tudo isso for aproveitado estaremos no caminho de riqueza”, disse Sinhasique.

jenilsonleite060515O líder comunista, deputado Jenilson Leite, reconheceu o esforço feito pelo governo do Estado para elevar o Acre ao patamar de área livre de aftosa com vacinação. Ele defendeu a conciliação da conservação das florestas e o desenvolvimento da pecuária com o implemento de novas tecnologias.

luizgonzaga060515Luiz Gonzaga (PSDB), por sua vez, também destacou os avanços ocorridos no Estado e enalteceu o governo do ex-governador Jorge Viana (PT). Ele frisou que Jorge Viana foi pioneiro nessa luta ao mobilizar os produtores rurais. “Não posso negar que o governador Jorge Viana foi um pioneiro na erradicação da aftosa”, salientou.

daniel060515Já o líder do governo no Parlamento estadual, deputado Daniel Zen (PT), disse que a década de 1970 ficou marcada como uma década de conflitos devido o poder público não ter conseguido fazer a transição da atividade extrativista para o novo modelo econômico que se aportava no Acre, no caso a pecuária.

“O poder público não conseguiu fazer os devidos encaminhamentos para fazer a transição do extrativismo para esse modelo agrícola e pecuário”, disse Zen.

A Aleac prestou homenagens ao representante do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Antônio César Lazari; Alcides Teixeira, do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (Fundepec); e Fernando Zamora, diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, além do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF), Mamed Dankar.