loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputados acreanos marcam presença no maior encontro de parlamentares da América Latina

Começou na última quarta-feira (24) a 24ª edição do maior encontro de parlamentares da América Latina, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), com o tema “Redesenhando os caminhos do Parlamento”.

O evento que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Campo Grande (MS) conta com ampla participação dos deputados acreanos.

O tema central da Conferência é: Unale 25+ “Redesenhando os Caminhos do Parlamento”. O encontro também conta com importantes debates que estão sendo ministrados por personalidades de renome nacional. Um deles: Os desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico’.

Após a suspensão da edição de 2020, a Conferência retorna, neste ano, a ser promovida de forma híbrida.

Também entre os principais assuntos estão Marketing digital eleitoral, geração de trabalho e renda, tecnologia nos parlamentos, educação, saúde, empreendedorismo, mudanças no código eleitoral, modernização dos processos legislativos, entre outras temáticas de relevância para o desenvolvimento nacional.

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), disse que a Conferência da Unale é uma oportunidade para discutir pautas importantes e comuns dos parlamentos brasileiros, trazendo soluções que impactam diretamente a atuação representativa.

“ Nossa delegação é a maior do evento, o que ratifica o comprometimento do nosso legislativo com essa instituição. Espero que todos possam extrair o melhor desse encontro e que juntos, a gente encontre os mecanismos para fortalecer o parlamento brasileiro”, enfatizou o deputado.

O parlamentar também  parabenizou a presidente da entidade, deputada estadual Ivânia Bastos (BA), pela organização do evento.

“O evento está incrível. A abertura do encontro mostrou o quanto essa entidade, que representa as 27 Assembléias Legislativas do Brasil, tem força de mobilização. Mais de 200 deputados, além dos participantes on-line, vieram para debater os novos caminhos do parlamento. Estão todos de parabéns”, complementou o presidente do Parlamento acreano.

O primeiro secretário da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) também destacou a importância da entidade.

“A Unale sempre ajudou todos os presidentes das assembleias e também os parlamentares a discutirem os temas que poderiam atingir os parlamentos. Hoje, estamos aqui, rediscutindo o Parlamento e de como podemos legislar diante de toda essa questão pós-pandemia”, disse.

Em sua 24 ª edição, o evento é o mais tecnológico de toda a história da Unale com uma grande participação de público on-line.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas