loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Aleac lança campanha em alusão ao Dia da Consciência Negra

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da data, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) lançou na última sexta-feira (19) uma campanha em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Desde a década de 60, o dia 20 de novembro passou a ser a data de celebração da consciência negra, numa alusão à morte de Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra no Brasil.

 Embora ainda não seja feriado nacional, é uma data especial na qual pessoas de todo o país se manifestam e são convidadas a realizar reflexões sobre o preconceito, respeito e igualdade.

 “Não poderia de maneira alguma deixar de ressaltar a importância de uma data como esta. A data marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país, debate mais que justo e necessário”, enfatizou o presidente do Parlamento Acreano, deputado Nicolau Júnior.

Vale ressaltar que no Brasil a discriminação racial é crime imprescritível e inafiançável. A pena é de um a cinco anos de prisão, a depender das circunstâncias em que o crime foi cometido.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas