loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Tchê faz críticas a Tião e Dilma, cobrando ZPE e geração de empregos

tche280514O deputado estadual José Luis Tchê (PDT) fez críticas ao governador Tião Viana na sessão desta quarta-feira, 28, na Assembleia Legislativa (Aleac), cobrando do Governo do Estado um posicionamento sobre a Usina Álcool Verde. Tchê disse que a população precisa saber para onde estão indo os investimentos públicos feitos na Álcool Verde, com a promessa de geração de empregos e redução no preço do álcool.

“A Álcool Verde funcionou dois dias e faliu. O empresário, antigo proprietário, foi embora deixando a usina abandonada. O governador Tião Viana decidiu, naquela oportunidade, comprar a usina com o objetivo de gerar emprego e renda, garantindo ainda um álcool mais barato. Nós, inclusive, como Parlamento, autorizamos essa negociação”, explicou.

Mas, de acordo com o parlamentar, até agora, depois de muitos anos, nada disso aconteceu e a população, que estava animada com a possibilidade da geração de novos empregos e redução do preço do álcool, cobra uma resposta.

“Se o governo tem 5% dessa usina precisamos de uma resposta urgente. Não é possível que o acreano pague mais caro por um álcool que é produzido aqui. Precisamos convidar o governo para explicar o que está acontecendo”, afirmou.

Tchê fez ainda críticas à presidente Dilma Rousseff, lembrando que o Brasil emprestou dinheiro, a fundo perdido, ao governo de Cuba, algo em torno de R$ 692 milhões de dólares, que representa o Fundo de Participação dos Estados (FPE), que o Governo do Acre recebe num período de um ano.

“Vejamos como a presidente Dilma é generosa com os cubanos. E o povo acreano presidente Dilma? Será que se ela dobrasse nosso FPE não nos ajudaria? Onde está nossa ZPE, que ate agora as indústrias não chegaram? Onde esta a geração de emprego?”, indagou.