Presidente da Unale entrega troféu comemorativo a Nicolau Júnior e demais parlamentares

A presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputada Ivana Bastos, visitou o Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) durante sessão desta terça-feira (19). Na ocasião, ela entregou um troféu em comemoração aos 25 anos da Instituição, para o presidente Nicolau Júnior (PP), que está como governador em exercício no dia de hoje, e demais deputados.

A Unale foi fundada em 1996 para promover a disseminação de políticas públicas e bandeiras de grande relevância nacional para todos os estados brasileiros. Com 1059 deputados e deputadas estaduais e distritais filiados, ela completa 25 anos de fundação neste ano. Como forma de gratidão aos parlamentares e também em comemoração ao seu jubileu de prata, representantes da Instituição têm visitado os estados para entregar os troféus aos filiados e homenageá-los pela parceria.

O governador em exercício, Nicolau Júnior, agradeceu a comitiva pela visita ao Legislativo Acreano. Ele também parabenizou os demais deputados pelo trabalho que tem sido feito na Aleac e os convidou para a Conferência da Unale, que será realizada no mês de novembro.

“Primeiramente, agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui, neste momento. Cumprimento a presidente Ivana Bastos e sua comitiva, Lídio Lopes e Diogo Moraes, também os deputados estaduais pelo trabalho que vem sendo realizado nesta Casa. Convido todos para a conferência da Unale que será realizada em novembro. Parabenizo o deputado Luís Tchê, que há anos realiza um grande trabalho na Unale e é nossa referência aqui no Estado, pela sua ligação com a Instituição. A cada dia que passa a Aleac está mais organizada e independente com a junção de tudo isso, e quem ganha é a população”.

Na sala das sessões Francisco Cartaxo, Ivana e sua equipe contemplaram, ainda, a maior obra de marchetaria do mundo, disposta em painéis, do artista plástico acreano Maqueson Pereira da Silva.

Em sua fala, a presidente da Unale disse que o Acre é muito presente na história da instituição. “Vendo, hoje, esses lindos quadros de marchetaria, lembrei da mesa de madeira que temos na Unale que é onde realizamos as nossas reuniões. Ou seja, o Acre é o único estado que de fato é presente na Instituição”, disse.

Yvana falou, ainda, dos desafios que a Unale enfrentou durante a pandemia. Frisou que a instituição teve que se ‘reinventar’ de várias formas para seguir auxiliando as assembleias.

“Com a chegada da pandemia, começamos a fazer uma estrutura interna e a desenvolver novos programas e tem dado muito certo. Estamos aqui, hoje, para reafirmar a parceria com os deputados acreanos. Vamos comemorar os 25 anos da Unale em grande estilo, precisamos redirecionar as nossas políticas e precisamos de vocês para isso. Por isso, viemos convidá-los para a nossa 24ª Conferência que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso. Vocês fazem parte da história da Unale, vocês ajudam a construir e a fortalecer essa importante instituição”, disse.

Na comitiva da presidente Ivana Bastos também vieram os deputados Lídio Lopes, o vice-presidente da Unale, Diogo Moraes, o secretário geral e gestor Fabiano Geremia. O deputado José Luís Tchê (PDT), ex-presidente da Unale, falou sobre a importância da Instituição para as Casas Legislativas brasileiras.

“É uma honra tê-la em nosso plenário, deputada Ivana, assim como também a comitiva que a acompanha. Tenho muita gratidão pela Instituição, que agora comemora 25 anos de fundação. Muitos assuntos são tratados pelos filiados, visitamos vários estados e isso consolida a união das casas legislativas do Brasil. Aprendi que precisamos ter humildade em todos os lugares que chegarmos e também agirmos com prudência, sem pressa. É na caminhada que conhecemos as pessoas e eu tenho colecionado amigos por onde vou. Hoje é um dia histórico para a Aleac”, comemorou Tchê.

Andressa Oliveira/ Mircléia Magalhães/ Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas