loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Roberto Duarte questiona falta de médico em Porto Walter

 

 

Na sessão desta terça-feira (5), o deputado Roberto Duarte (MDB) falou do caso ocorrido no último domingo (3) no município de Porto Walter, onde a adolescente Jaqueline Da Silva Ferreira, de 17 anos, grávida de 7 meses, entrou em trabalho de parto. Segundo o parlamentar, o parto foi feito por um enfermeiro e dois técnicos em enfermagem sob orientação de médicos do SAMU de Cruzeiro do Sul, por meio de telefone.

O parlamentar frisou, ainda, que esta não é a primeira vez que o município fica sem médico, o que já resultou em morte de paciente. “No dia 28 de fevereiro deste ano, a jovem Ana Paula morreu sem atendimento quando o município estava há 20 dias sem médico”, enfatizou.

Duarte disse que o governo do Estado precisa realizar um concurso público, urgentemente, para garantir a atuação permanente de médicos naquela região.

“Eu não posso deixar de enaltecer o trabalho incrível realizado pelo enfermeiro que fez o parto, isso porque a gestante estava com sete meses. Mas aquela cidade precisa de médicos permanentes e isso é responsabilidade do governo do Estado. Fico triste quando vejo esse tipo de coisa, mas não podemos parar de cobrar. Não podemos mais perder vidas por falta de atendimento médico”, complementou.

Roberto Duarte falou, ainda, da agenda que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) cumpriu na semana passada em Cruzeiro do Sul. “ Uma solenidade e duas audiências públicas. Os três encontros contaram com a participação expressiva da população cruzeirense. Tivemos falhas, mas, no geral, a agenda foi um sucesso. Bastante produtiva mesmo”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas