loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Fagner Calegário pede convocação do cadastro de reserva do Idaf

 

Em pronunciamento na sessão remota desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Fagner Calegário (Podemos) falou a respeito da convocação do Cadastro de Reserva do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O parlamentar destacou a importância da convocação num período em que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência fitossanitária em três estados da Região Norte, Acre, Amazonas e Rondônia. A duração do estado de emergência será de um ano. O objetivo da Declaração de Emergência é reforçar as medidas de prevenção e evitar a dispersão da praga para as áreas de cultivo de cacau e cupuaçu.

“Hoje, mais do que nunca se faz necessária essa convocação. No mês passado, um foco da praga foi detectado em área residencial urbana, no município de Cruzeiro do Sul e o cadastro de reserva do Idaf pode ajudar nessa barreira que foi criada a fim de evitar que a monilíase se alastre pelo país. Então, eu peço pelo amor de Deus, governador, faça essa convocação o mais rápido possível”, complementou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas