Daniel Zen sai em defesa de pacientes do UNACON

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (11), o líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Daniel Zen, manifestou preocupação com a situação de alguns pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Segundo o parlamentar, alguns pacientes não estão conseguindo autorização para dar continuidade ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD) sob a alegação de que o Unacon dispõe do tratamento no Estado.
“Essa é uma questão muito complexa. Tudo bem que antes o Estado não dispunha deste serviço, mas não estamos falando em dinheiro ou economia, estamos falando de vidas. Ora, se o paciente iniciou o tratamento em Goiânia, Barretos ou em qualquer outra cidade, o que custa ele concluir o tratamento no mesmo hospital que iniciou, acompanhado dos mesmos profissionais? ”, questionou.
O oposicionista fez ainda um apelo à Sesacre. “Isso de uma certa forma é desumano. Eu entendo as regras do governo do Estado, da Sesacre, mas não vejo problema nenhum do paciente prosseguir com o seu tratamento no mesmo local que iniciou. Faço esse apelo à Secretaria de Saúde, para que seja dado a essas pessoas o direito de finalizar o tratamento onde iniciaram. Acompanhadas dos mesmos profissionais, seguindo os mesmos protocolos”, complementou o deputado.
Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Revisão: Suzame Freitas