loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite solicita contratação de clínico geral para Marechal Thaumaturgo

jenilson-leite-psb-101219

O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PSB), apresentou na sessão remota desta terça-feira (1) uma indicação pedindo que o governo do Estado realize através da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), a contratação de profissional médico clínico geral para atender as necessidades da Unidade Mista de Saúde do município de Marechal Thaumaturgo.

Ao reforçar a importância da proposta, o parlamentar citou o caso ocorrido na última semana naquele município que registrou um óbito de uma mulher após dar à luz na Unidade Mista de Saúde. Ela precisou viajar de barco para Cruzeiro do Sul, uma vez que o avião está proibido de pousar e decolar no aeródromo da cidade.

 

 

“É inadmissível que uma paciente morra por falta de médicos, isso é um absurdo. Se o governo do Estado não tomar uma providência urgentemente, casos como esse que aconteceu em Thaumaturgo  continuarão acontecendo corriqueiramente no Estado”, frisou.

O deputado cobrou mais atenção do governo do Estado com as cidades isoladas do Acre. “O óbito de uma mulher, de 31 anos, que após o parto acabou perdendo a vida é um episódio triste. Morte materna sempre aconteceu, apesar dos esforços médicos, porém, essa jovem mulher morrer após o parto e o prefeito informar que o hospital passa dias sem médico na unidade de referência, é lamentável”, disse.

Ainda de acordo com Jenilson Leite, a falta de médicos nos municípios isolados ainda é um problema grave que precisa ser urgentemente solucionado. ” Outro dia eu fui para o Jordão porque estava sem médico. Mas o que está acontecendo na atualidade é lamentável, porque a gente percebe que as coisas estão ficando mais difíceis do que já estavam”, finalizou.

Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Revisão: Suzame Freitas