Deputado Edvaldo Magalhães pede mais clareza sobre quantidade de leitos voltados para a Covid-19

edvaldo-magalhaes-pcdob-040220

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) falou em seu discurso durante sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (3), sobre o alto índice de casos da Covid-19 e a ocupação de 100% dos leitos voltados para o tratamento da doença no Pronto Socorro da capital. O parlamentar quer que seja realizada uma audiência pública para que os dados da pandemia no Estado fiquem mais claros.

“As informações sobre essa possível segunda onda de infectados pela Covid-19 precisam estar mais explícitas. Já sabemos que no Pronto Socorro de Rio Branco 100% dos leitos voltados para atendimento dos infectados estão ocupados. Agora precisamos saber como está o Instituto de Traumatologia”, pontuou.

Magalhães disse ainda que as pessoas que buscam o Into à procura da realização de exames, aguardam entre quatro e cinco horas para serem atendidas. Acrescentou também que há uma sobrecarga de pacientes na fila de espera, e que se faz necessário que a Comissão de Saúde do Poder Legislativo promova uma audiência pública com representantes do governo e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para discutir sobre o tema.

“Há uma sobrecarga de pacientes em espera. Também faltam profissionais de infectologia. Nós precisamos tratar do tema no âmbito do Poder Legislativo. Acredito ser necessário que a Comissão de Saúde realize uma reunião com a Sesacre e diversos órgãos que acompanham esse período. Não estamos tratando de algo simples, mas de indicações que são preocupantes num final de ano e momento delicado. Por isso fica meu pedido para que a Aleac providencie esse debate”, finalizou.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac