loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Nenem Almeida pede disponibilização de exame de disfonia para educadores

O deputado Nenem Almeida (sem partido) apresentou durante sessão virtual desta terça-feira (27), um projeto de lei que visa instituir o exame preventivo e tratamento da disfonia em profissionais que atuam na Educação.

De acordo com o artigo 1° da lei, os profissionais em educação que atuam especificamente nas salas de aula farão gratuitamente o exame preventivo à disfonia. A análise deverá ser realizada no início do ano letivo ou no período de férias.

Os exames deverão ser agendados através da Secretaria de Estado de Saúde e, sendo diagnosticada a disfonia no profissional ou qualquer alteração, ele deverá ser encaminhado imediatamente para que seja dado início ao tratamento clínico.

“É fato que a profissão do professor é essencial para o desenvolvimento dos cidadãos. Todavia, apesar de ser um ofício reconhecidamente necessário, é historicamente desvalorizado em nosso país. Esses profissionais muitas vezes desenvolvem incômodos nas cordas vocais que podem ser agravados evoluindo para sérios problemas”, justificou o parlamentar.

A disfonia é classificada como um sintoma que compõe o quadro de distúrbios da voz, e não como uma doença. Ela pode ser orgânica, que é provocada por diversos fatores, e tem impacto direto sobre a voz. Alguns exemplos são: alterações vocais devido a neoplasias da laringe, doenças neurológicas, inflamações ou infecções agudas associadas a gripes, laringites e faringites.

Disfonia funcional é um distúrbio do comportamento vocal, ou seja, uma alteração provocada pelo próprio uso da voz. Pode ser decorrente do uso inadequado/abusivo da voz, inadaptações vocais e alterações psicogênicas. Também a disfonia organofuncional, que é uma lesão estrutural benigna localizada nas pregas vocais, secundária ao comportamento inadequado ou alterado da voz. Geralmente, é consequência de uma disfonia funcional não tratada.

Andressa Oliveira/ Agência Aleac