loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Roberto Duarte denuncia condições precárias de trabalho dos policiais

Durante sessão virtual realizada na manhã desta terça-feira (18), o deputado Roberto Duarte (MDB) falou sobre a visita que fez ao complexo penitenciário Francisco D’Oliveira Conde (FOC). O parlamentar denunciou que os policiais penais que atuam no local trabalham em condições insalubres. Ele pede que o governo tome providências urgentes.

“Durante a visita eu conheci de perto a realidade de trabalho dos policiais penais, inclusive, conversei com vários deles. O servidor penitenciário atua num ambiente extremamente insalubre, com esgoto a céu aberto, mofos nas paredes, alojamentos inadequados, ventilação insuficiente, guaritas com sensação térmica elevada e vários outros problemas”, denunciou.

Roberto Duarte disse ainda que os policiais penais têm contato direto com reeducandos que possuem doenças infectocontagiosas, colocando a saúde deles em risco. Outro ponto apontado por ele foi a situação da pavimentação asfáltica da FOC, que estaria em péssimas condições e a falta de iluminação que dá acesso à penitenciária.

“A pavimentação da FOC é precária, a estrada que dá acesso ao complexo não possui iluminação e condições de tráfego adequados. O policial penal tem usado recursos do próprio bolso para adquirir equipamentos que usa no trabalho. Falta tudo! Eles pedem aumento do quantitativo de servidores, pois o número destes é muito inferior se comparado à quantidade de presidiários. São 138 presos para cada policial”, disse.

Duarte finalizou seu discurso solicitando também que o governo pague as titulações dos policiais penais, que estão em atraso. Pediu também que as viaturas recebam manutenção e que o Estado dê mais atenção à situação que atuam esses trabalhadores.

Andressa Oliveira / Agência Aleac