Como medida de prevenção ao coronavírus, reunião com toyteiros e taxistas na Aleac teve participação reduzida da categoria

Os deputados que compõe a Comissão de Serviço Público, Trabalho e Municipalismo da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (18) com representantes dos Sindicatos dos Transporte de Táxi Lotação e Toyoteiros do Estado. A diretora da Inspeção Veicular do Acre (Iveacre), Vanderleia Borges, também participou do encontro.

A categoria pede o apoio dos parlamentares para resolver problemas que vão desde a fiscalização nas rodovias federais às multas que atualmente são aplicadas pela Agência Reguladora do Acre (Ageac).

Segundo os profissionais, a Ageac não cumpre seu papel de regulamentação e fiscalização prejudicando a atividade e, principalmente, as pessoas que moram na zona rural.

A reunião aconteceu com o intuito de tratar de demandas específicas dos toyteiros, mas, devido a ausência de representantes do Detran e da Ageac, um novo encontro será agendado para discutir o assunto.

“A reunião de hoje era para tratar da troca da carroceria que os toyteiros discordam, mas, devido a ausência de representantes de algumas instituições decidimos agendar uma nova reunião. Nós precisamos encontrar uma alternativa para esses trabalhadores, os toyoteiros vão em lugares que ninguém mais vai e isso deve ser levado em consideração nesse debate”, pontuou Edvaldo Magalhães, presidente da Comissão de Serviço Público.

Diferente da semana passada, o encontro contou com a participação de apenas quatro trabalhadores. Dentre eles, Experidião Teixeira, Presidente dos Taxistas. Isso porque o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), decidiu suspender os trabalhos legislativos por 15 dias devido
a gravidade da pandemia do novo coronavírus COVID-19.

Após a decisão que foi tomada em comum acordo com os demais parlamentares, uma comissão permanente de deputados foi instituída para ficar à disposição para eventuais necessidades do governo para aprovar matérias que venham colaborar para controlar a pandemia.

Também participaram do encontro os deputados estaduais Jenilson Leite (PSB), Chico Viga (PHS), Sargento Cadmiel (PSDB) e Marcus Cavalcante (PTB).

Mircléia Magalhães