loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite comemora retirada de PL que Cria Instituto da Saúde “Era mais uma pegadinha do Executivo”


A decisão do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (PP), de retirar de pauta o projeto de autoria do Executivo que altera a Lei e renomeia o Serviço Social de Saúde do Acre (Pró-Saúde) para Instituto de Gestão de Saúde do Acre (IGESAC) foi comemorada pelo vice-presidente da Aleac, deputado Jenilson Leite (PSB).

Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (11) o parlamentar frisou que não havia nenhum trecho no projeto que garantia a regulamentação dos servidores da autarquia que estão ameaçados de demissão por determinação da Justiça do Trabalho. Ainda de acordo com o deputado, o PL é um verdadeiro ataque aos servidores da saúde.

“Parabéns aos deputados da base governista que se deram conta de que esse projeto é um verdadeiro ataque aos trabalhadores. O que o governo estava propondo era um escândalo, uma vergonha. Com essa matéria, o governo não estava preocupado em melhorar a saúde, mas em fazer negócios. Se esse projeto fosse aprovado, os hospitais do Acre seriam entregues durante vinte anos para uma empresa de Brasília, e com todos os servidores dentro”, disse.

Ainda de acordo com Jenilson Leite, a regularização do Pró-Saúde foi usada apenas como isca na proposta do Executivo. “A proposta flexibilizava licitações de recursos humanos e ainda quarterizava a saúde, e não apenas terceirizava. O governo usou como isca a regularização do Pró-Saúde, nós tivemos acesso a esse projeto ontem à tarde, e pasmem, não encontramos nada na proposta que tratava da regularização dos servidores. Se tratava de mais uma pegadinha do Executivo”, complementou.

No grande expediente, o deputado apresentou uma indicação que solicita da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) a realização de aquisição de medicamentos antibióticos dos mais diversos para atender às necessidades da UPA Via Verde.

“Ciente de todos os problemas que a Saúde acreana enfrenta estamos apresentando essa indicação para que a situação mude. Ocorre que hoje se encontra em uma situação precária, há falta de insumos e equipamentos básicos para atender de maneira digna e eficiente as pessoas que precisam”, justificou.

O parlamentar pediu ainda que a Sesacre realize aquisição do medicamento Ocitocina para atender às necessidades do hospital Wildy Viana. “A ocitocina é um hormônio naturalmente produzido pelo organismo para gerar as contrações do útero durante o trabalho de parto e a liberação do leite durante a amamentação. Ele foi sintetizado em laboratório e assim se tornou uma medicação muito útil, que pode ajudar a salvar vidas, se corretamente indicado”, explicou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac