loader image

Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Roberto Duarte pede criação da Polícia Penal no Estado

roberto-duarte-mdb-021219


Durante sessão desta terça-feira (03), o deputado Roberto Duarte (MDB) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que institui a criação da Polícia Penal no Estado. O parlamentar defende que, dessa forma, a segurança no sistema prisional irá melhorar significativamente.

Duarte alega que será um avanço significativo e justo a criação da Policia Penal, considerando que será proporcionado a esses profissionais que atuam na segurança do sistema prisional, todos os atributos inerentes à instituição policial, melhorando qualitativamente os serviços prestados por seus agentes, além de garantir uma carreira profissional com todos os direitos beneméritos aos policiais.

“Agradeço ao deputado Gehlen Diniz que também iria apresentar essa proposta e abriu mão para que eu a apresentasse. Então hoje entrego essa PEC em nome de todos os parlamentares, pois sei que esse desejo é unânime. Essa iniciativa também já está sendo tramitada no Congresso Nacional”, pontuou.

Duarte falou também sobre a suspensão do ato de filiação que o MDB faria em Tarauacá, previsto para o próximo domingo. Ele afirmou que os constantes episódios de violência no município têm amedrontado os moradores, que passaram a evitar sair de suas casas a partir de determinada hora da noite.

O parlamentar voltou a criticar a forma que a segurança está sendo comandada no interior e disse que por falta de iniciativa do Poder Público, as facções assumiram o comando em algumas cidades. Ele pede que o governo realize uma intervenção militar de enfrentamento ao crime organizado em Tarauacá.

“As famílias estão vivendo no desespero em Tarauacá e outras cidades que estão praticamente sendo comandadas pelas facções. Temos um evento no município que teve que ser suspenso por conta da violência que está instalada ali e em tantos outros lugares. É lamentável ver isso acontecendo enquanto o governo faz várias solenidades de entrega das caminhonetes sem camburão”, criticou. 

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: João Simão
Agência Aleac