Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jonas Lima diz que por falta de DAP produtores estão sendo prejudicados

jonas-lima-pt-250919


O deputado Jonas Lima (PT) usou a tribuna durante sessão desta quarta-feira (25) para pedir que o governo envie técnicos da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) para a zona rural do Juruá, para que eles realizem a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) dos agricultores locais.

O parlamentar alega que os agricultores não estão tendo como acessar as linhas de crédito por ainda não terem tirado o DAP esse ano. Acrescentou ainda que os bancos possuem recursos para que essas pessoas possam investir na produção, mas que pela falta do documento, o montante está retido.

“Precisamos tomar algumas medidas em relação a Sepa, a maioria das unidades do interior não possui técnicos para atender os agricultores. Isso tem acarretado no atraso para que eles emitam a DAP, impedindo assim que tenham acesso à linha de crédito dos bancos”, disse.

Jonas Lima pediu que todos os parlamentares se unam e conversem com o secretário responsável pela pasta. Ele teme que devido à falta de investimentos na produção, grande parte dos produtores rurais comecem a migrar para a cidade em busca de empregos, aumentando ainda mais as dificuldades que os mesmos enfrentam.

“Os bancos dispõem dos recursos e os agricultores não têm acesso por falta de uma DAP. Minha preocupação é que essas famílias migrem para a cidade, pois se elas não tiverem ajuda do poder público, como irão sobreviver na zona rural? E se já passam por dificuldades lá, imaginem aqui como vai ser”, alertou.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac