Deputado Daniel Zen afirma que governo é omisso em relação a pequenos agricultores

O deputado Daniel Zen (PT) falou durante sessão desta quinta-feira (05) sobre as penalidades que são aplicadas a produtores rurais que fazem queimadas para plantar. Ele salientou que o Estado tem grande culpa nisso, pois não oferece condições necessárias para que essas pessoas trabalhem.
O parlamentar destacou que dentre outras ações, a falta de incentivo e de condições para recuperação do solo, bem como assistência técnica à produção e devido acesso ao crédito junto às agências bancárias, acaba prejudicando o pequeno produtor que se vê sem saída a não ser trabalhar com o pouco que tem.
“Não estou dizendo que é errado multar quem desobedece uma lei, mas se o governo não oferece condições para que essas pessoas possam trabalhar, elas acabam fazendo de forma mais precária, aí são punidas, ficam impedidas de conseguirem um benefício. É preciso cobrar sim, mas antes o Executivo tem que fazer a parte dele e investir”, disse.
O petista falou que, muitas vezes, o governador Gladson Cameli (PP) faz discursos que beiram a irresponsabilidade, como foi o caso quando o mesmo afirmou que os produtores podiam queimar que ele mandaria retirar as multas, e o comparou ao presidente Jair Bolsonaro, que, de acordo com ele, tem isolado o país das grandes economias.
“O governador faz declarações irresponsáveis da mesma forma que o presidente Bolsonaro, que desde que assumiu só tem comprado briga com tudo que é presidente mundo afora. Entendo que não se pode estimular as queimadas, mas como gestor de um Estado, ele deve entender que é de sua responsabilidade capacitar os pequenos produtores”, concluiu.
Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac