Daniel Zen destaca melhorias no setor educacional do Acre

daniel310315O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), comemorou na sessão desta terça-feira, 31, os resultados do Plano Nacional de Formação de Professores, instituído pelo Decreto 6755/2009. O plano prevê um regime de colaboração entre União, estados e municípios para a elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores que atuam nas escolas públicas. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em vigor desde abril de 2007. Para o deputado foi graças à parceria do Estado com a Universidade Federal do Acre que milhares de professores tiveram a oportunidade de obter a formação superior.

“Estamos falando de professores formados nos 22 municípios do Acre, são 14 cursos de graduação diferentes. Em Feijó todos os professores das escolas indígenas estão cursando Pedagogia, tudo isso com o apoio total do governo do Estado”, ressaltou.

De acordo com parlamentar, mesmo com as dificuldades o setor educacional do Estado tem alcançado conquistas importantes. “Os indicadores de educação do Acre não param de subir, isso demonstra que apesar das dificuldades os alunos e professores sabem trabalhar na diversidade. Isso me deixa feliz porque mesmo com problemas os indicadores estão sempre melhorando”, afirmou.

Daniel Zen destacou a comercialização nas lojas de pescado do Acre. A expectativa para a Semana Santa deste ano é animadora para os piscicultores. “O Acre vive um novo momento com a comercialização nas lojas de pescado do Acre, a expectativa são as melhores para semana santa. Mais de 200 toneladas de peixe estarão à disposição da população”, destacou.

O deputado comemorou também a entrega de 590 títulos de propriedade para os moradores do bairro Jorge Lavocat, realizada pelo governador Tião Viana (PT) e pelo prefeito Marcus Alexandre (PT), na tarde de ontem (30). A cerimônia de entrega foi realizada na escola Djalma Teles Galdino e contou com a presença da comunidade, representantes do governo e parlamentares.

Segundo o parlamentar, a ação foi realizada por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em conjunto com a Companhia de Habitação (Cohab) e a prefeitura de Rio Branco. Ao todo são 966 propriedades regularizadas no bairro, com 590 títulos prontos e o restante em processo de emissão.

“Fiquei muito feliz de ter participado desta solenidade, sei o quanto é importante para aquelas famílias o registro do seu patrimônio”, disse.

Para concluir, Daniel Zen informou que as obras da BR-364 atualmente estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Estrutura e de Transporte (DNIT).

Segundo o parlamentar, o DNIT não só recebeu as obras como também alocou recursos para recuperação dos principais trechos da rodovia. “Os trechos já foram licitados e devidamente contratados, a ordem de serviço já foi dada pelo DNIT e a recuperação dos trechos será iniciada”, informou.

Mircléia Magalhães