Deputado Daniel Zen pede que secretário de Educação explique demissão de professores

O deputado Daniel Zen (PT) falou durante sessão desta quarta-feira (28) sobre a reunião que ocorreu entre membros da Comissão de Educação, Desporto e Lazer da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). No encontro os profissionais pediram aos parlamentares que estes os ajudem a serem readmitidos.
O grupo de professores do EJA e que lidam com alunos portadores de necessidades especiais solicitaram que, a decisão da Secretaria de Educação do Estado (SEE) em demiti-los, seja revertida. Daniel Zen alegou que em um período onde se tenta a todo custo manter os jovens longe da marginalidade, fechar turmas de ensino seria o mesmo que abrir mão da juventude para o tráfico.
“Recebemos esses educadores que estavam trabalhando normalmente quando foram pegos de surpresa com uma decisão tomada no meio do ano letivo. Eles estão passando por um constrangimento totalmente desnecessário, isso jamais deveria estar acontecendo. Estão remanejando e fechando turmas, num Estado faccionado como o nosso isso não vai dar certo. Nós lutamos todos os dias para manter nossa juventude longe da marginalidade, aí a Secretaria de Educação toma uma decisão dessas, causando transtornos, inclusive, às famílias dos estudantes”, lamentou.
O parlamentar pediu que a Mesa Diretora da Aleac solicite a presença do secretário de Educação, Mauro Sérgio, na Assembleia Legislativa, para prestar esclarecimentos aos deputados sobre a decisão em fechar turmas do EJA e exonerar professores.
Daniel Zen falou ainda sobre a ida de membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa ao Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1) em Brasília. No encontro o grupo tratou sobre a aplicabilidade da sentença que considerou ilegal o aumento de 18,6% na tarifa de energia elétrica no Estado.
“Não fomos interferir em questões jurídicas, mas sim apresentar argumentos de natureza social e econômica. Também pedimos celeridade para que o problema seja resolvido o mais breve possível. A decisão está colocando em risco a própria empresa. Fomos muito bem acolhidos pelo Desembargador Federal Carlos Moreira. Também estiveram conosco os deputados federais Alan Rick e Perpétua Almeida”, concluiu.
Texto: Andressa Oliveira
Revisão:
Suzame Freitas
Foto: Raimundo
Afonso
Agência Aleac