Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Gehlen Diniz parabeniza Detran/AC por autorizar que novos médicos, psicólogos e clínicas se credenciem junto ao órgão

gehlen-diniz-pp-020719


Na sessão desta terça-feira (2) o deputado Gehlen Diniz (PP) destacou a portaria publicada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (1), que possibilita o credenciamento de novos médicos, psicólogos e clínicas junto à autarquia.

A Portaria nº 352/2019 atualiza as regras para credenciamentos e revoga as anteriores que não permitiam a entrada de novos médicos, psicólogos e clínicas para atuarem junto ao órgão de trânsito. O parlamentar elogiou o ato administrativo do órgão, frisando que a iniciativa irá suprir a alta demanda de atendimentos realizados pelas clínicas credenciadas no estado.

“Hoje, apenas sete médicos e nove psicólogos fazem esse serviço aqui em Rio Branco. Parabenizo a diretoria do Detran/AC pela iniciativa, agora os profissionais que tiverem interessados a se credenciar devem atender às exigências estabelecidas pelo Detran e Conselho Nacional de Trânsito. A população terá um amplo leque de profissionais”, enfatizou.

O deputado salientou ainda que a medida, além de oportunizar a entrada de novos profissionais para atender à população, vai estimular a concorrência, podendo garantir preços diferenciados para a realização dos exames médicos e psicotécnico, necessários para a obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Gehlen Diniz também falou da visita que recebeu dos profissionais do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE) de Sena Madureira. Segundo ele, os agentes não dispõem de equipamentos necessários para trabalhar.

“Na última sexta-feira, recebi a visita dos profissionais do ISE de Sena Madureira. Na ocasião, eles me relataram as dificuldades que eles têm enfrentado para trabalhar. Eles estão em contato diário com menores que, em sua maioria, são homicidas, pessoas perigosas mesmo e, eles não contam sequer com equipamentos adequados para trabalhar, nem porte de armas eles têm. Isso é muito sério. São 85 internos, se eles se rebelarem contra esses agentes eu não sei nem o que pode acontecer”, disse.

O deputado disse que entrou em contato com o diretor do ISE para tratar das reivindicações dos servidores. “A minha preocupação é que estamos sujeitos a uma tragédia, a uma chacina a qualquer momento. Entrei em contato com o diretor do ISE para relatar a situação que ao meu ver é muito grave. Ele tem que pedir uma guarnição para esses agentes. Eu também vou enviar um ofício ao comandante da Polícia Militar, esses profissionais precisam ser protegidos”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac