Roberto Duarte destaca aula inaugural do Curso de Formação da Polícia Civil

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (2) o deputado Roberto Duarte (MDB) destacou a aula inaugural do Curso de Formação Policial da Polícia Civil realizada na última segunda-feira (1), no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). O parlamentar frisou que a convocação dos 275 aprovados no concurso de 2017 foi uma promessa de campanha do governador Gladson Cameli (PP).
“Estou tão feliz com a convocação dos 275 policiais. Parabenizo o governador Gladson Cameli por mais uma promessa de campanha cumprida, essa convocação precisava mesmo acontecer. Agora, eu peço que o governador olhe com carinho para a questão do cadastro de reserva da Polícia Civil, o chamamento desse cadastro também foi uma promessa de campanha do governador”, salientou.
O emedebista falou ainda sobre o anúncio do pagamento da metade do 13º salário dos servidores públicos feito pelo governo do Estado. O emedebista lembrou que há três meses havia feito essa reivindicação ao Executivo.
“Há mais de três meses sugeri, nesta Casa, que o governador antecipasse o pagamento da metade do 13º salário, como forma de fortalecer e aquecer a economia do Estado. Já que o governador acatou essa minha sugestão eu aproveito para fazer outra, sugiro que a antecipação do 13º seja opcional, uma boa alternativa para aqueles servidores públicos que queiram realmente antecipar os 50%”, complementou.
O deputado manifestou ainda preocupação com a economia do Estado. “A nossa economia está passando por uma situação bastante preocupante, precisamos achar alternativas para reverter isso. Precisamos gerar emprego e renda para os mais de 100 mil desempregados do Acre. Com a antecipação do décimo, nós teremos um aquecimento na economia, mas e depois? Qual é a perspectiva para a economia do Acre? É isso que nós precisamos debater junto ao Executivo, precisamos de uma saída para o aquecimento da economia do Estado”, enfatizou.
CPI da Energisa
No grande expediente, Roberto Duarte destacou a decisão do juiz federal Jair Fagundes que cancelou o aumento de 21% sobre a conta de energia elétrica dos acreanos praticado pela Energisa. Segundo ele, a empresa será obrigada a ressarcir o valor que já estava sendo cobrado na fatura dos usuários.
Para o deputado, a decisão do juiz simboliza mais uma vitória da atuação da CPI da Energia. “Já vencemos três batalhas importantes no que diz respeito a essa luta com a Energisa. Essa decisão do juiz Jair Fagundes é mais uma vitória, uma decisão importante que foi muito bem fundamentada. E a nossa batalha vai continuar, a guerra final é a defesa do consumidor que não aguenta mais pagar uma conta tão cara. Esse reajuste foi dado de maneira errônea, a Energisa não realizou sequer uma audiência pública para ouvir os consumidores”, pontuou.
O deputado também comentou as declarações do governador Gladson Cameli sobre uma possível “Máfia da Água” que atua no Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). O parlamentar disse que enviará um ofício ao Ministério Público do Acre pedindo providências ao órgão em relação as declarações dadas pelo governador à imprensa.
“Recentemente o governador falou do cartel na saúde e não vimos nenhuma ação por parte do Estado. Então vamos oficiar ao Ministério Público”, disse.
Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac