Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Deputado Jenilson Leite comemora decisão da justiça pelo cancelamento do aumento na tarifa de energia

jenilson-leite-pcdob-020719


Durante sessão desta terça-feira (02) o deputado Jenilson Leite (PCdoB) comemorou o cancelamento do aumento de 21% sobre a conta de energia elétrica no Estado. A ação foi uma decisão do juiz federal Jair Fagundes, que também ajuizou que a Energisa será obrigada a ressarcir o valor que já estava sendo cobrado na fatura dos usuários acreanos.

Jenilson Leite destacou que há uma série de problemas em relação a Energisa que necessitam ser melhor investigados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Ele reitera que é necessário saber se o reajuste solicitado pela distribuidora de fato era justo e também qual a real razão dele.

“A justiça definiu o cancelamento desse aumento e trouxe à luz uma série de questionamentos que a CPI precisa investigar de maneira mais cautelosa. Precisamos saber em que a Energisa de fato se embasou para requerer essa elevação de preço, também se as planilhas de gastos e investimentos estão corretas”, ressaltou.

A decisão do magistrado foi um acato a ação proposta pela Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado, que pontuaram ser o aumento demasiadamente elevado, e também que não houve audiência pública para debater com a população acerca do tema.

“As agências reguladoras deixaram de olhar para o aspecto social e se abraçaram com o interesse financeiro das empresas que fornecem energia em nosso país. Diante dos vários problemas que atravessamos, não é justo que tenhamos agências com uma concepção apenas mercadológica e que não se preocupam com a realidade das pessoas”, falou o parlamentar.

O comunista concluiu seu discurso parabenizando as Defensorias do Estado e da União pela ação contra a Energisa. Ele também destacou que a CPI organizada pelos deputados tem feito um bom serviço e que o próximo passo é ir a Brasília conversar com a bancada federal e o desembargador responsável pela ação que a Energisa tomou recentemente.

Texto: Andressa Oliveira
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac