Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Antônio Pedro pede que Sesacre reveja sistema de agendamento de consultas de pacientes que residem distante da capital

antonio-pedro-dem-250619


O deputado Antônio Pedro (DEM) apresentou na sessão desta terça-feira (25) uma indicação pedindo que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) reveja o modelo de atendimento e marcação de consultas para pacientes de municípios distantes de Rio Branco. Segundo o democrata, por conta da distância e do horário existe um grande índice de desistência dos pacientes.

“O objetivo dessa solicitação é garantir que os moradores dos municípios distantes da capital que necessitem utilizar os serviços de saúde tenham o mínimo de condição possível para isso. Atualmente, as consultas são agendadas para as 7h, horário impróprio para os moradores de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, por exemplo. O ideal seria que as consultas fossem agendadas para as 10h, já ajudaria muito”, disse.

O parlamentar frisou que muitos pacientes ocupam os corredores da Fundação Hospitalar para não gastar com hospedagem. “Eles ocupam os corredores do hospital para não gastarem o pouco que têm com hospedagem. São mulheres, crianças e idosos nessas mesmas condições. A Sesacre precisa ver o modo como são marcadas essas consultas, fazer uma triagem e procurar um mecanismo para atender essa demanda. Precisamos facilitar a vida dessas pessoas. Com a mudança de horário, todos terão condições de estarem presentes nos dias agendados de suas consultas”, enfatizou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac