Assembleia Legislativa do Estado do Acre

Jenilson Leite pede explicação de secretária da Sesacre sobre possível privatização da ortopedia do Huerb

jenilson-leite-pcdob-120619


Preocupado com a possível terceirização do Sistema de Saúde do Estado, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite (PC do B), usou seu espaço na tribuna durante a sessão desta quarta-feira (12) para novamente falar sobre o assunto. Segundo o oposicionista, o setor de ortopedia do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) está prestes a ser terceirizado.

“A Sesacre, essa secretaria que o governador insiste em chamar de cartel, mas que até o momento não tomou nenhuma atitude com relação a isso, está prestes a terceirizar o setor ortopédico do Pronto Socorro. Fiquei sabendo disso através de fontes muito seguras. É realmente bastante perigoso o que está acontecendo no Estado”, disse.

O oposicionista sugeriu ainda à Comissão de Saúde do Poder Legislativo, a convocação imediata da nova gestora da Sesacre, Mônica Feres. “Precisamos oficializar esse convite de forma imediata à nova secretária de Saúde do Estado. Ela precisa explicar, através da comissão de saúde, o que de fato ela pretende fazer naquele setor, qual é o plano dela para resolver os problemas da saúde pública do Acre. Caso seja realmente a terceirização, eu preciso convocar todos os sindicatos, porque com certeza nós iremos nos opor a isso”, enfatizou.

No grande expediente, o comunista apresentou um Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de assistência social e de profissionais de psicologia na rede pública de educação básica do Estado do Acre.

O parlamentar pediu ainda que o governo do Estado realize um mutirão no Instituto de Identificação em Cruzeiro do Sul, para quem desejar tirar a Carteira de Identidade e segunda via, tendo em vista que a população à meia noite precisa enfrentar filas para conseguir atendimento.

“Estou apresentando essa indicação porque o Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul também atende moradores de Rodrigues Alves, Porto Walter e Thaumaturgo. Portanto, se faz necessária a realização de um mutirão no órgão em Cruzeiro do Sul, para quem deseja tirar Carteira de Identidade e segunda via, tendo em vista que as pessoas têm que ir para as filas no horário de meia noite para conseguir atendimento no dia seguinte”, salientou.

Texto: Mircléia Magalhães
Revisão: Suzame Freitas
Foto: Raimundo Afonso
Agência Aleac