Deputado Cadmiel Bonfim critica projeto do governo que propõe aumento de tempo para engajamento de policiais

O deputado Sargento Cadmiel Bonfim (PSDB) se pronunciou durante sessão desta quarta-feira (29), sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do Poder Executivo, que propõe a mudança do tempo de serviço exercido para que seja feita a promoção de soldados e cabos da Polícia Militar.
O documento que foi retirado de pauta pelo líder do governo, deputado José Luis Tchê (PDT), estipula 10 anos de serviços para que seja feito o engajamento de soldado para cabo, e 15 anos para a promoção de sargento. Atualmente o tempo de espera é de 6 e 10 anos, respectivamente.
Cadmiel classificou a iniciativa como desrespeitosa e disse que 90% do efetivo da Polícia Militar apoiou o atual governo, portanto, não merece essa mudança. Destacou também que policiais trabalham diariamente colocando em risco suas próprias vidas para garantir a segurança da população, e que a promoção na carreira é mais que merecida.
“Fiquei surpreso quando recebi esse PL, nem quis acreditar. Pelo teor dele, parecia que a PM estava contra o governo Gladson, e tenho certeza que 90% ou mais da corporação apoiou o governador. Aumentar o tempo de espera para promoção é injusto. Policiais correm riscos todos os dias, lidam com criminosos, passam por situações extremamente perigosas”, ressaltou.
O parlamentar concluiu seu discurso falando que tem 19 anos como militar e que toda e qualquer mudança no Estatuto da classe antes precisa ser participada aos policiais que devem ser consultados. Sugeriu também que se forem trabalhar alguma mudança, então que seja feita a isonomia salarial com a Polícia Civil.
Andressa Oliveira
Agência Aleac