Deputado Chico Viga pede que SEE libere livros didáticos para que alunos da rede estadual possam estudar em casa

O deputado Chico Viga (PHS) apresentou durante sessão desta terça-feira (28) uma indicação solicitando que a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realize adequação das escolas da rede de estadual de ensino ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
O parlamentar destacou que o livro é uma ferramenta de transformação social, e expressa os diferentes aspectos do conhecimento, sendo ainda, um recurso alternativo na oferta do ensino de qualidade. Acrescentou também que às escolas, compete realizar o controle contínuo da entrega e devolução dos livros reutilizáveis, bem como apurar o percentual de exemplares devolvidos ao final de cada ano.
Chico Viga alega que os diretores de escolas públicas não estariam permitindo que os alunos levem os livros didáticos para casa. O que, de acordo com ele, tem prejudicado o desenvolvimento e a evolução dos discentes. Ele destacou que a violência já atormenta e seduz grande parte de nossos jovens, a ausência dessa ferramenta de ensino, estimula ainda mais o ócio e deixa em situação de vulnerabilidade um significativo contingente de cidadãos.
“A concorrência entre escolas públicas e privadas já é desleal por uma infinidade de fatores, reter o livro didático dos alunos das escolas públicas é tornar ainda mais injusta essa busca por qualidade, tendo em vista que, para muitos estudantes, o livro é a única ferramenta disponível para estudo. Um estado que sonha com a grandeza, com a emancipação do seu povo, não pode, sob alegação nenhuma, impedir o contato abrangente entre homens e livros”, justificou o parlamentar.
Andressa Oliveira
Agência Aleac