Jenilson Leite faz críticas ao governo do Estado “Não conseguiu atender às expectativas da população”

Jenilson Leite faz críticas ao governo do Estado “Não conseguiu atender às expectativas da população”
Em pronunciamento na sessão desta quarta-feira (8), o deputado Jenilson Leite (PC do B) disse que o governador Gladson Cameli (PP) não conseguiu atender às expectativas da população acreana desde que assumiu o governo. Para o deputado, as mudanças realizadas nas últimas semanas pelo gestor no setor de Segurança enfraqueceram ainda mais sua gestão.
“Temos acompanhado com preocupação as dificuldades que o governador tem encontrado, principalmente, para reajustar o setor de Segurança do Estado. Até agora ele não conseguiu dar as respostas que a população esperava com a mudança de um projeto para outro. O que estamos vendo é uma secretaria totalmente desajustada e enfraquecida. A substituição do comando da Polícia Civil piorou ainda mais a situação”, salientou.
O oposicionista também falou sobre os assassinatos que tem ocorrido no Estado. “Enquanto a nossa secretaria de Segurança não se firma, os assassinatos nas periferias continuam ocorrendo quase que diariamente. As pessoas estão com medo de andar nas ruas, a sensação de medo só aumenta”, disse.
Jenilson Leite apresentou também uma indicação à Prefeitura Municipal de Rio Branco solicitando a manutenção da iluminação pública e limpeza no Parque do Tucumã, tendo em vista o grande número de lâmpadas queimadas, o que torna insuficiente o fornecimento de uma iluminação de qualidade.
“Considerando que é dever do Poder Executivo Municipal a instalação da iluminação pública, limpeza, conservação e manutenção de bens públicos, estou apresentando essa indicação. O Parque do Tucumã está totalmente abandonado e as pessoas estão com medo de transitar pelo local. Sabemos que o parque é uma área de lazer, na qual são realizadas diversas atividades, tais como caminhada, ciclismo, etc. Por isso peço que seja realizada a devida manutenção do local”, disse.
O deputado também apresentou requerimento à Mesa Diretora da Aleac solicitando a convocação de uma Audiência Pública para debater sobre Segurança Pública nas Regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá, com o objetivo de discutir políticas públicas que visem a adoção de estratégias para reduzir as formas e índices de violência, proporcionando a toda sociedade acreana a segurança e tranquilidade que outrora existiu.
“É do conhecimento de todos que, nas últimas décadas, crescente foi o desenvolvimento do estado do Acre, principalmente, em seus aspectos socioeconômicos, ambientais e de infraestrutura das cidades. Todavia, em que pese à inequívoca evolução do período, os desafios mudaram, pois sob a influência de vários fatores conjecturais também foi crescente o índice de violência em todas as suas formas: homicídios, latrocínios, roubos, furtos, violência contra a mulher, idosos e crianças. Sendo assim, é necessário debatermos esse assunto nessas regiões com autoridades competentes, um ato de grande relevância para a segurança pública no Acre”, salientou.
No grande expediente, o parlamentar retornou à tribuna para falar da importância do Projeto de Lei de sua autoria, que “Dispõe sobre a implementação do Programa Estadual de Qualidade do Açaí e cria o Selo de qualidade para os estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem vegetal no Estado e dá outras providências”.
A lei será aplicada ao produto do açaí de origem artesanal e congêneres, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. A implementação do Programa Estadual de Qualidade do Açaí tem por objetivo identificar e promover a execução das ações de fortalecimento e desenvolvimento do comércio e consumo do açaí, no âmbito do Estado do Acre. Para Jenilson, o selo dará mais segurança ao consumidor, além de consolidar a economia do Estado.
“Ano passado, esse PL tramitou nesta Casa e nesse período realizamos várias reuniões importantes com alguns setores como Vigilância Sanitária, Sesacre e produtores do açaí para discutirmos a matéria. Então, em função da importância desse PL eu peço aqui o apoio dos meus colegas para aprová-lo. Esse assunto do nosso açaí já despertou muitas polêmicas e esse selo vem para dar um basta nisso. Ele dará mais segurança àqueles que consomem o açaí”, finalizou.
Mircléia Magalhães
Agência Aleac